Projeto 2 - Audiovisual
2
2017-2018
01015998
Audiovisuais e Produção dos Media
Português
Presencial
Semestral
12.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação Multimédia, Tecnologias da Internet, Tipografia, Teoria do Design e da Comunicação, Projecto 1.
Métodos de Ensino
Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de: • Aulas práticas de desenvolvimento de um projeto semestral multidisciplinar, vocacionadas para a resolução de problemas reais em contexto simulado; • Aulas de apresentação e discussão de projectos de Design de referência, assim como de bibliografia; • Aulas de apresentação, avaliação e discussão coletiva dos projetos desenvolvidos (intercalares e final) como momento de aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Capacitar para a prática interdisciplinar do Design e das tecnologias multimédia no contexto de um projeto audiovisual; saber Integrar os conhecimentos de desenho, composição, fotografia, video, comunicação multimédia, narrativas e das tecnologias envolvidas, ao serviço de um objetivo comunicacional; saber desenvolver a capacidade de criação de conteúdos e de prototipagem na área de produtos audiovisuais; saber planear e gerir um projecto de design de média dimensão, de forma estruturada.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Desenvolvimento de procedimentos metodológicos, técnicos e de linguagem do projecto de Design aplicado a produtos audiovisuais. Introdução ao problema, amostragem, estudos descritivos e analíticos, estudos experimentais, análise de ensaios e concretização
2. Planeamento e gestão do projecto de Design
3. Suportes e veículos de publicação no contexto da aplicação de tecnologias multimédia
4. A comunicação audiovisual – enunciado de factos, formulação de opinião, credibilidade das fontes, forma e urgência da mensagem, percepção, persuasão
5. A comunicação na era digital – linguagem simbólica e em movimento
6. Emissor e receptor – comunicação individual e coletiva, definição de público-alvo
7. Prototipagem com inclusão de elementos multimédia em contextos digitais e multiplataforma
8. Programação orientada a eventos e controlo de elementos interactivos
9. Análise da eficácia comunicacional de um projeto de Design aplicado a um produto audiovisual.
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
Krasner, J. (2008). Motion Graphic Design, Aplied History and Aesthetics. Focal Press.
Karachko, L. (2011). A Short History of Motion Graphics.
Van Sijll, Jennifer (2005). Cinematic Storytelling. Michael Wiese Productions.
Katz, Steven (1991). Film Directing Shot by Shot – Visualizing from Concept to Screen. Michael Wiese Productions.
Holland, P. (2000). The Television Handbook. Routledge.
Penteado, José Roberto Whitaker (2012). A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo, Cengage Learning. Lupton, Ellen, Type on Screen – A Critical Guide for Designers, Writers, Developers, and Students