Projeto 2 - Audiovisual

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
01015998
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação Multimédia, Tecnologias da Internet, Tipografia, Teoria do Design e da Comunicação, Projecto 1.

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de: • Aulas práticas de desenvolvimento de um projeto semestral multidisciplinar, vocacionadas para a resolução de problemas reais em contexto simulado; • Aulas de apresentação e discussão de projectos de Design de referência, assim como de bibliografia; • Aulas de apresentação, avaliação e discussão coletiva dos projetos desenvolvidos (intercalares e final) como momento de aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Capacitar para a prática interdisciplinar do Design e das tecnologias multimédia no contexto de um projeto audiovisual; saber Integrar os conhecimentos de desenho, composição, fotografia, video, comunicação multimédia, narrativas e das tecnologias envolvidas, ao serviço de um objetivo comunicacional; saber desenvolver a capacidade de criação de conteúdos e de prototipagem na área de produtos audiovisuais; saber planear e gerir um projecto de design de média dimensão, de forma estruturada.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Desenvolvimento de procedimentos metodológicos, técnicos e de linguagem do projecto de Design aplicado a produtos audiovisuais. Introdução ao problema, amostragem, estudos descritivos e analíticos, estudos experimentais, análise de ensaios e concretização

2. Planeamento e gestão do projecto de Design

3. Suportes e veículos de publicação no contexto da aplicação de tecnologias multimédia

4. A comunicação audiovisual – enunciado de factos, formulação de opinião, credibilidade das fontes, forma e urgência da mensagem, percepção, persuasão

5. A comunicação na era digital – linguagem simbólica e em movimento

6. Emissor e receptor – comunicação individual e coletiva, definição de público-alvo

7. Prototipagem com inclusão de elementos multimédia em contextos digitais e multiplataforma

8. Programação orientada a eventos e controlo de elementos interactivos

9. Análise da eficácia comunicacional de um projeto de Design aplicado a um produto audiovisual.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Krasner, J. (2008). Motion Graphic Design, Aplied History and Aesthetics. Focal Press.

Karachko, L. (2011). A Short History of Motion Graphics.

Van Sijll, Jennifer (2005). Cinematic Storytelling. Michael Wiese Productions.

Katz, Steven (1991). Film Directing Shot by Shot – Visualizing from Concept to Screen. Michael Wiese Productions.

Holland, P. (2000). The Television Handbook. Routledge.

Penteado, José Roberto Whitaker (2012). A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo, Cengage Learning. Lupton, Ellen, Type on Screen – A Critical Guide for Designers, Writers, Developers, and Students