Projeto 1 - Identidade na Web

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
01015965
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Tipografia, Teoria do Design e da Comunicação.

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de: • Aulas práticas de desenvolvimento de um projeto semestral multidisciplinar, vocacionadas para a resolução de problemas reais em contexto simulado; • Aulas de apresentação e discussão de projectos de Design de referência, assim como de bibliografia; • Aulas de apresentação, avaliação e discussão coletiva dos projetos desenvolvidos (intercalares e final) como momento de aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Capacitar para a prática interdisciplinar do Design e das tecnologias de informação, no contexto de um projeto de identidade aplicado a diversos suportes, com foco na web; desenvolver competências de investigação; fomentar o trabalho em equipa e a criatividade individual; saber integrar e aplicar os conhecimentos de desenho, composição, tipografia, programação e tecnologias da Internet; saber desenvolver a capacidade de prototipagem na área da programação web; saber planear e gerir um projeto de design de média dimensão, de forma estruturada; desenvolver o raciocínio crítico assim como a comunicação oral e escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Iniciação aos procedimentos metodológicos, técnicos e de linguagem do projecto de Design de identidade gráfica – Introdução ao problema, amostragem, estudos descritivos e analíticos, estudos experimentais, análise de ensaios e concretização

2. Planeamento e gestão do projecto de Design

3. Suportes e veículos de publicação no contexto da aplicação de tecnologias web

4. Tipos de identificação e requisitos práticos de uma marca – a identidade das organizações num contexto de redes

5. Manuais de identidade gráfica aplicados a suportes estáticos (físicos) e dinâmicos (écran, web)

6. Identidades gráficas dinâmicas e generativas – tecnologias e conceitos de comunidade, modularidade, flexibilidade, interatividade

7. Implementação de protótipo na web envolvendo desenvolvimento e integração com plataformas e serviços

8. Análise da eficácia comunicacional de um projeto de Design de identidade gráfica.

Docente(s) responsável(eis)

Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

BRUINSMA, M. (2003). Sites de création — Innover sur le web. 1ére edition. Thames & Hudson: Paris. ISBN 2-87811-227;

 LUPTON, E. (2010). Thinking with type — A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. Princeton Architectural Press: New York. ISBN 978-1568989693;

PELTA, R. (2004). Diseñar hoy: Temas contemporaneos de diseño grafico. Paidos Iberica: Barcelona . ISBN 978-8449315336.

MOLLERUP, P. Marks of Excellence: The history and taxonomy of trademarks. London: Phaidon Press Limited, 1999. ISBN 978-0-7148-3838-1.

LUPTON, E. & PHILLIPS, J. C., Graphic design: The new basics. 1st ed., New York: Princeton Architectural Press, 2008. ISBN 978-1568987026;

FRASCARA, J. (2004). Communication Design: Principles, Methods, and Practice. Allworth Press: New York. ISBN 978-1581153651.