Arte e Cultura Moderna
2
2017-2018
01015959
Belas Artes
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de língua portuguesa e de uma língua estrangeira, de preferência o inglês.
Métodos de Ensino
As aulas serão conduzidas num percurso pela modernidade artística do período situado entre 1900 e 1930, essa cronologia será articulada com a análise semântica, iconográfica e histórica de obras determinantes, estimulando a participação dos alunos e investindo nas suas capacidades de conceptualização.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina pretende analisar as características de alguns dos principais movimentos artísticos que definiram o panorama cultura do Modernismo, entre a Exposição Universal de Paris de 1900 e a Exposição "The New American Painting"(1958-59) que confirmou no campo da arte a liderança mundial Nova Iorque: serão estudados em particular o Cubismo, o Cubo-futurismo russo, o Construtivismo, o Dada, o Surrealismo e o Expressionismo abstracto.
Esta disciplina propõe-se analisar as implicações que sobrevieram à noção tradicional de arte com a consolidação e popularização das formas mecânicas de comunicação (fotografia, cartaz, estampa, cinema e rádio) e o significado de conceitos como “ready-made”, “fotomontagem”, que iniciaram a sua história neste período da cultura artística ocidental. Será essencial que os alunos desenvolvam uma cultura bibliográfica baseada também nos textos e documentos fornecidos pelo docente assim como sejam capazes de interpretar a iconografia modernista.
Estágio(s)
NãoPrograma
A disciplina pretende dar a conhecer através da análise formal e iconográfica de obras artísticas (pinturas, esculturas, colagens, desenhos e da leitura de excertos de documentos literários (poemas e narrativas romanescas) as transformações que se operaram na cultura artística do séc. XX focando em particular os seguintes tópicos:
Crise do figurativo, fim da reciprocidade solidária entre forma e conteúdo e da “relação narrativa entre os objectos” na superfície pictórica. A arte como processo e como objecto
Expansão do conceito de obra de arte. O objecto etnográfico como um novo referente visual, o caso das “Demoiselles d’Avignon “ (Picasso, 1907), como uma visão antropológica da Arte. A influência surrealista na pintura abstracta norte-americana
Dialéctica entre a imagem codificada (visualmente complexa como no Cubismo ou austera como no construtivismo russo) e a imagem “nonsense” (a experiência Dada do burlesco ao político)
O fenómeno das vanguardas; a sua noção e a sua práxis
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Filipe Rodrigues Pousada
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 40.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Baanham, Reiner, Teoria e Projecto na primeira era da Máquina, S.Paulo: Editora Perspectiva, 1979.
Berman, Marshall, Tudo o que é sólido se dissolve no ar, Lisboa: Edições 70, 1989.
Calinescu, Matei, As Cinco faces da Modernidade, Lisboa: Vega, 1999.
Chipp, Herschel B.Theories of Modern Art-a source book by artists and critics, Berkeley: University of California Press, 1984.
Conio, Gerard, Le Constructivisme Russe, Tome Premier: les Arts Plastiques, textes théoriques, Manifestes, Documents, Lausanne : L’Age d’Homme, 1987.
Hatherly, Ana, O espaço crítico - do Simbolismo à Vanguarda, Lisboa: Editorial Caminho, 1979.
Krauss, Rosalind, The Originality of the Avant-Garde and other Modernists Myths, Massachusetts: The MIT Press, 1994.
Lodder, Christina, Russian Constructivism, New Haven and London: Yale University Press, 1987 (1983).
Sousa, Ernesto de, Ser Moderno em Portugal, Lisboa: Assírio & Alvim, 1998.