Programação Multimédia

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015941
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução à Programação e Resolução de Problemas.

Métodos de Ensino

Adota-se uma estratégia de aprendizagem centrada em Projeto e um modelo letivo baseado num docente por turma, sem distinção formal entre aulas teóricas e práticas, promovendo a aprendizagem autónoma e inter-pares. Um projeto integrador, envolvendo elementos multimédia, será desacoplado em desafios progressivos de âmbito mais restrito. A aprendizagem conceptual acompanhará de perto as actividades de realização prática, procurando-se sempre que possível guiar a aprendizagem pelas necessidades dos desafios de projeto colocados, em articulação com as disciplinas que decorrem em paralelo.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver capacidade de programação envolvendo elementos multimédia, bem como a modelação, simulação e animação de representações gráficas, e as estruturas de dados dinâmicas necessárias para tal. Ganhar sensibilidade para a integração de conhecimentos de design num projeto de programação multimédia. Capacitar para o desenvolvimento informático de projectos multimédia de média dimensão.

Estágio(s)

Não

Programa

1) Leitura/escrita/processamento de dados multimédia (texto, imagem, vídeo, audio) 2) Desenho/animação de tipografia 3) Desenho/animação de formas geométricas não regulares 4) Modelação e simulação visual de processos biológicos e físicos 5) Elaboração, conceção, planeamento e implementação de um projeto integrador multimédia de média dimensão.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Amílcar Bandeira Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Exame: 40.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

"Processing: A programming handbook for visual designers and artists". Casey Reas and Bem Fry. MIT Press. 2014.

"Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction", Daniel Shiffman. Morgan Kaufmann, 2015.

 Site do Processing: www.processing.org