Introdução à Programação e Resolução de Problemas

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015924
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

Modelo letivo baseado num docente por turma, sem distinção entre aulas teóricas e práticas. Aprendizagem contextualizada, com projetos concretos da área gráfica usados como base de trabalho. A aprendizagem conceptual acompanhará as atividades dos projetos em curso, procurando-se sempre que possível estimular a aprendizagem através das suas necessidades. Linguagem de programação usada: Processing, pelas elevadas capacidades gráficas e adequação ao tipo de exemplos e projetos previstos para a unidade curricular. Modelo de funcionamento em aula promotor da aprendizagem autónoma e inter-pares.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo principal desta disciplina é permitir aos alunos dominar os conceitos base de programação e torná-los capazes de compreender e criar programas de pequena e média complexidade. Para isso é necessário que conheçam as características e a sintaxe de uma linguagem de programação e que desenvolvam técnicas de resolução de problemas adequadas à criação de programas de computador.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Computadores e Programas 1.1. Estrutura de um computador digital 1.2. Representação digital de informação 1.3. Grandezas de armazenamento e transmissão de informação 1.4. Resolução de problemas através de programas de computador 2. Introdução à Programação em Processing 2.1. Elementos gráficos simples: coordenadas e funções gráficas 2.2. Conceitos Básicos: variáveis, atribuição, expressões e funções aritméticas 2.3. Noções básicas de animação 2.4. Instruções de controlo: seleção e repetição 3. Introdução à Programação Orientada a Objetos 3.1. Classes e Objetos 3.2. Métodos 4. Estruturas de dados simples 4.1. Tabelas 4.2. Tabelas dinâmicas 4.3. Ficheiros 5. Noções Avançadas de Programação Orientada a Objetos 5.1. Herança 5.2. Polimorfismo.

Docente(s) responsável(eis)

António José Nunes Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Outra: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

"Processing: A programming handbook for visual designers and artists". Casey Reas and Bem Fry. MIT Press. 2014.

"Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction" Daniel Shiffman. Morgan Kaufmann, 2015.

 Site do Processing: www.processing.org