Modelação e Avaliação de Recursos Geológicos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032085
Área Científica
Ciências da Terra
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais de geologia, matemática (em especial estatística) e utilização de programas na ótica do utilizador.

Métodos de Ensino

A disciplina caracterizar-se-á pela apresentação de diversos problemas comuns em geociências e discussão de métodos de resolução com recurso a diversos programas usuais no mercado (p.e. Surfer e RockWorks). Os alunos irão usar computadores para implementarem modelos e resolverem exercícios que lhes serão propostos.Os conceitos de classificação dos recursos geológicos serão apresentados em aulas expositivas e os alunos serão motivados a discutir as diferentes classificações por forma a compreenderem porque modelos como o de McKelvey cairam em desuso porque não garantem informação fiável

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o desenvolvimento de modelos conceptuais de sistemas geológicos, delimitação da geometria do modelo e das condições iniciais e de fronteira.

2. Conhecer e resolver problemas usuais geologia com recurso a alguns dos programas disponíveis no mercado (e.g. Surfer, RockWorks, entre outros).

3. Compreensão dos conceitos de recursos/reservas de acordo com as recomendações do CRIRSCO e da classificação das Nações Unidas. Compreensão do conceito de teor de corte.

4. capacidade de calcular recursos/reservas por métodos convencionais e com recurso à geoestatística.

5. Perceber como são formulados contratos de compra e venda de minérios. Compreensão do conceito de Net Smelter Return e Mine Netback. 

Estágio(s)

Não

Programa

a) Modelos Conceptuais em Geociências; b) Representação de dados geológicos: Surfer e RockWorks; c) Modelação de dados de sondagens mecânicas. Aplicação prática; d) Conceitos gerais sobre avaliação de recursos geológicos; e) Cálculo de recursos/reservas; Reporte em bolsa de recursos/reservas – as recomendações do CRIRSCO e a classificação das Nações Unidas; Conceito de Net Smelter Return e Mine Netback; preços das matérias primas; Vida útil de uma mina; Valorização de recursos minerais; f) Geoestatística aplicada à avaliação de recursos geológicos; g) Aplicações práticas com dados da região objeto de cada edição do curso.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Resolução de problemas: 60.0%

Bibliografia

Arndt, N., Ganino, C., 2012, Metals and Society: an Introduction to Economic Geology, Springer, 155 p.

Wellmer, F.W., Dalheimer, M., Wagner, M., 2008, Economic Evaluations in Exploration, 2ª Ed. Springer, 250 p.

Sinclair, A.J. e Blackwell, G.H., 2002, Applied Mineral Inventory Estimation. University Press, Cambridge.

Davis, J.C., 2003, Statistics and Data Analysis in Geology, 3rd Edition, Wiley, 656 p.

Legislação Regional sobre Recursos Geológicos;

Manuais do software usado.