Geologia de Campo

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02032068
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição de metodologias de trabalho e apresentação da geologia das áreas a cartografar. Aulas teórico-práticas para aperfeiçoamento de trabalho com bússola e mapa e reconhecimento de diferentes unidades e estruturas geológicas. Aulas de campo com realização autónoma de cartografia.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver e aprofundar conhecimentos de trabalho de campo em geologia, em particular no que se refere à cartografia. O aluno deve conseguir posicionar-se em mapas, identificar unidades e estruturas geológicas cartografáveis e realizar cartografia de forma autónoma em novos contextos geológicos, com obtenção de uma carta temática final e demais elementos relacionados.

Aquisição de competências em trabalho de campo, incluindo análise e síntese de dados com significado geológico, representação e transmissão adequada da informação, compreensão autónoma de novas situações, aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Desenvolvimento de atividades intensivas de campo em pequenos grupos, aplicando técnicas de posicionamento e medição de dados geológicos. Descrição das características geológicas e estruturais de unidades aflorantes em áreas seleccionadas e realização de cartografia geológica para escalas detalhadas.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de campo: 50.0%
Relatório de cartografia e trabalho de campo: 50.0%

Bibliografia

Barnes, J.W. (2005) – Basic Geological Mapping. Geological Society of London. The Geological Field Guide Series.

Coe, A.L., (2010) – Geological Field Techniques, Wiley-Blackwell, 310p.

Compton, R.R. (1985) – Geology in the field. John Wiley & Sons, 398p.

Powell, D. (1992) – Interpretation of geological structures through maps. An Introductory practical manual. Longman Scientific & Technical.176p.