Programação de Computadores

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01005685
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática, ao nível do 12º ano.

Conhecimentos básicos de Inglês.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas consistem numa exposição oral pelo docente, suportada pela projeção de diapositivos em PowerPoint. A exposição teórica é intercalada com a programação de pequenos exemplos onde é implementada a matéria lecionada.

As aulas práticas têm lugar numa sala com 26 computadores individuais. As aulas consistem, na resolução de um conjunto de exercícios propostos pelo docente. À medida que o semestre progride, o docente vai deixando progressivamente aos alunos a responsabilidade de delinearem a sua estratégia de ataque do problema, a construção do fluxograma e subsequente implementação.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo primeiro da presente disciplina de Programação de Computadores, sendo ministrada a alunos de cursos não especializados em Informática, não é o de ensinar somente uma linguagem de programação. De facto, a linguagem de programação deve ser entendida como somente um meio auxiliar na comunicação com o computador. O objetivo passa, sim, por treinar aluno para o “pensamento da programação”: a disciplina mental, a aquisição de estratégias de ataque dos problemas, o raciocínio lógico, a capacidade de construir estruturas de variáveis e algoritmos que possibilitem uma eficiente resolução dos problemas. Trata-se de uma enorme mais-valia para o resto do curso e, mais tarde, para vida profissional. A disciplina de Programação de Computadores deve, assim, melhorar a capacidade do aluno para abordar os problemas, definir uma lógica de análise e uma correspondente estratégia de resolução. 

Estágio(s)

Não

Programa

Aulas teóricas:

1. Noções Gerais. 1.1 - Sistemas de numeração e conversão. 1.2 - Tipos de problemas passíveis de resolução em computador e dificuldades inerentes. 1.3 - Linguagens de programação.

2. Elementos base da linguagem Visual Basic e noções básicas sobre a interface gráfica.

3. Noções sobre tipos de dados. Operadores aritméticos e precedências.

4. Esquemas de programação estruturada. Fluxogramas. 4.1 - Instruções decisórias. If-Then; Select Case. 4.2 - Instruções de ciclo. For-Next; Do-Loop. 4.3 – Procedimentos: Subrotinas; Funções

5. Âmbito de variáveis. Variáveis indexadas.

6. Operações de leitura e de escrita.

7. Gestão de erros.

8. Recursividade

Aulas práticas:

Para além de outras aplicações demonstrativas dos conceitos básicos, serão implementadas aplicações para:

- Conversão de números entre bases de numeração - Regressão linear pelo método dos mínimos quadrados - Cálculo de integrais pelo método dos Trapézios - Ordenação.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Gameiro Lopes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

António Gameiro Lopes, “Introdução à Programação em Visual Basic 2010”, FCA – Editora de Informática, Lda., ISBN-978-972-722-644-3; 448 páginas, 2010.