Ecologia de cursos de água impactados

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02031970
Área Científica
Ecologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

     Frequência de Ecologia das Populações e Comunidades, Ecologia Geral ou outra disciplina afim; o aluno deverá ter conhecimentos básicos de Inglês

Métodos de Ensino

     As aulas teóricas e teorico-práticas decorrerão em regime intensivo durante duas semanas. Serão realizadas apresentações PowerPoint. O trabalho laboratorial decorrerá individualmente e/ou em grupo.  Serão realizadas saídas de campo a sistemas fluviais impactados para realização de exercícios práticos. Sempre que possível serão realizadas também visitas de estudo.

Resultados de Aprendizagem

     Nesta unidade curricular os alunos adquirirão o conceito de cursos de água impactados dirigindo a sua atenção para questões hidrológicas, estruturais e funcionais. Serão confrontados com as causas mais importantes de degradação dos ribeiros, nomeadamente de origem antropogénica, e familiarizar-se-ão com as consequências destas perturbações a nível ambiental, social e económico. Pretende-se que os alunos identifiquem os protagonistas e compreendam os processos que operam nos cursos de água não perturbados vs. impactados. Os alunos deverão adquirir os conhecimentos necessários para saber escolher e executar as diferentes metodologias ao seu dispor na avaliação do estado ecológico dos cursos de água assim como propor procedimentos de minorização/recuperação de cursos de água sujeitos a stresses específicos ou múltiplos.

Estágio(s)

Não

Programa

 1. Introdução: conhecimentos base em ecologia de rios

2. Cursos de água alterados: principais causas e efeitos

   Conceito de curso de água alterado.

   Poluição local e difusa

   Alterações da utilização do solo na bacia hidrográfica – área de inundação – área ripícola

   Procedimentos para avaliação de impactos em cursos de água.

   Testes in situ e em laboratório para avaliar a resposta do biota ao stress.

   Importância da biodiversidade em cursos de água afectados por factores de stress singulares e múltiplos.

   As alterações globais e os ribeiros impactados

   Casos-estudo e novas abordagens sobre os padrões globais de stress

3. Gestão de cursos de água

   Conceitos base e tipos de reabilitação: objectivos e escala

   Reabilitação, recuperação e restauração.

   Gestão de ribeiros, áreas ripícolas e bacias hidrográficas.

    Directiva Quadro da Água.

   Actividades humanas e ecologia das bacias hidrográficas: necessidade de compromissos.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Moreira Monteiro Leal Canhoto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

•     Naiman, R.J. & Bilby, R.E. 1998. River Ecology and Management: lessons from the Pacific Coastal Ecoregion, Springer, 705p

•     Naiman, R.J.,  Décamps H. & McClain, M.E. 2005. Riparia. Ecology, conservation, and managementof streamside communities. Elsevier, 430p

•     Young, R.A. & Giese, R.L. 2003. Introduction to Forest Ecosystem Science and Management. Wiley, 560p

Scientific Papers

Key recent papers in the ecological literature (variable from year to year)  

Books

•     Allan, J.D., Castillo, M.M. 2007. Stream Ecology. Structure and Function of Running Waters. Kluwer, 465p

•     Bärlocher, F. 1992. The ecology of aquatic hyphomycetes. Ecol. Stud. 94. Springer, 225p

•     Cortes, R.M.V. Requalificação de cursos de água. 2006. INAG, 135p

•     Gordon N.D., McMahon, T.A., Finlayson, B.L., Gippel, C.J. & Nathan, R.J. 2004. Stream Hydrology. An Introduction for Ecologists. Wiley& Sons, 429p

•     Graca M.A.S., Bärlocher F., Gessner M.O. 2005. Methods to Study Litter Decomposition. A Practical Guide. Springer, 329 p