Vias de Comunicação I

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01005586
Área Científica
Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conceitos Base de Planeamento Regional e Urbano, Topografia e Desenho técnico.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais, com exposição oral dos conceitos, princípios e teorias fundamentais associados às diversas áreas temáticas integrantes do programa. As aulas teóricas são complementadas pela apresentação quando relevante de exemplos práticos de aplicação e de referência, recorrendo-se ainda à resolução de exercícios práticos elucidativos para consolidação dos conceitos e aplicação integrada de técnicas e de modelos.

Aulas práticas voltadas para o acompanhamento dos trabalhos práticos, onde os problemas parcelares de um projecto são analisados integradamente. Estes decorrem com acompanhamento em regime tutorial com os alunos formados em grupo.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina representa uma introdução básica à Engenharia das Vias de Comunicação e do Tráfego devendo, no final, o aluno ficar conhecedor dos conceitos e ferramentas básicos necessários à solução de problemas correntes.

Especificamente deverá ficar habilitado a aplicar métodos expeditos de estimação da procura previsível e, a partir daí, proceder ao projecto dos elementos infra-estruturais básicos das redes rodoviárias.

Deverão, assim, ficar com as competências necessárias à estimação da capacidade e níveis de serviço bem como a desenvolver a solução geométrica relativa a problemas comuns de traçado de estrada corrente e de intersecções do tipo cruzamento prioritário e rotunda.

Estágio(s)

Não

Programa

O Sistema Rodoviário: No Âmbito do Sistema de Transportes; Princípios Básicos de Organização.

O Projeto da Estrada/Rua - Caracterização Básica: Definições e Funções; Principais Elementos Funcionais e Físicos; Condicionantes Base de Projeto; Fases de Estudo e Projetos de Especialidade.

Correntes de Tráfego: Conceitos Básicos: Relação Fundamental Volume-Velocidade-Densidade; Capacidade e Nível de Serviço

Análise e Previsão do Tráfego: A variabilidade dos volumes de tráfego  - TMDA; Horizonte de projecto: VHP e FPH; Previsão de tráfego

Capacidades e NS em Troços de Estrada Corrente: Estradas 1x1 e Multivias – Métodos HCM2000.

Traçado Geométrico de Estrada Corrente: Definição Geométrica Geral da Estrada; Distâncias de visibilidade; Traçado em Planta e em Perfil Longitudinal; Perfis Transversais; Homogeneidade do Traçado; Coordenação Planta-Perfil; Integração Paisagística.

Dimensionamento de Intersecções: Desenho Geométrico e Capacidade de Cruzamentos Prioritários e Rotundas.

Métodos de Avaliação

Exame Final
Exame: 100.0%

continua
Avaliação continua: 100.0%

Bibliografia

Branco, E.F.; Picado-Santos, L.; 2006; “Vias de Comunicação: Vol. I” (Caps. 1 a 8 e 10 a 15)

Manual de Planeamento das Acessibilidades e da Gestão Viária (2010), Edição CCRDN (disponível em http://www.ccdr-n.pt/acessibilidadesegestaoviaria/)

Capacidade e N.S.: Estradas 1x1 e Multivias (2006)

Norma de Traçado (1994), Junta Autónoma de Estradas, Lisboa

Norma de Intersecções (1990), Junta Autónoma de Estradas, Lisboa

Complementar/Other

Highway Capacity Manual (2002); TRB

Highway Safety Manual (2010): AASHTO-TRB