Colecções Biológicas: Métodos e Técnicas

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02031919
Área Científica
Biodiversidade e Biotecnologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências gerais de botânica (1º ciclo)

Métodos de Ensino

Ensino Teórico. Ensino expositivo: serão utilizados meios audiovisuais diversificados incluindo a utilização de PowerPoint altamamente ilustrados.

Ensino Teórico-Prático. Ensino interactivo, participativo e estimulante.

Ensino Prático,o essencial da disciplina: os alunos executam um projecto que envolve todas as fases de aprendizagem no Herbário da Universidade de Coimbra do qual a docente é curadora (projectos sobre outras colecções são bem recebidos).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa dotar o discente com conhecimentos para: 1. Descrever a relevância das colecções biológicas e exemplares testemunho na investigação em biodiversidade. 2. Utilizar métodos e técnicas para gestão e conservação das colecções. 3. Aplicar métodos de informatização e digitalização de exemplares.

Os alunos adquirem competências em:

1. Reconhecer a necessidade de constituir colecções e “vouchers” no estudo da biodiversidade e aplicar os conceitos fundamentais desta área da biologia.

2. Recolher e analisar informação sobre gestão e conservação de colecções biológicas e respectivas bases de dados.

3. Desenvolver atitude crítica sobre a qualidade e estrutura da informação sobre os exemplares bem como o seu estado de conservação e método de restauro antes da digitalização.

4. Comunicar informação sobre o tema utilizando discurso adequado e demonstrar capacidade para trabalhar em grupo.

5. Autonomizar-se no ambiente de trabalho e na pesquisa em bases de dados científicas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Biodiversidade e colecções biológicas. Colecções resultantes de investigação e investigação que utiliza colecções. Particularidades da colecção biológica: estrutura, organização, conservação e troca de informação. Constituição de exemplares/vouchers, tipos, etiquetas e catálogos.

2. Colecções biológicas no mundo. Naturalistas clássicos e projectos globais: ALUKA.

3. Recursos. Bases de dados de nomenclatura e de colecções na internet. GBIF, sistema integrador. PRÁTICA de utilização.

4. Bases de dados e informatização. Standards para interoperabilidade. Standardização da informação. Etiqueta e código de barras. PRÁTICA de informatização, extracção da informação e elaboração de relatórios.

5. Digitalização. Standards para captura de imagem. Associação da imagem à base de dados. PRÁTICA de fotografia digital de exemplares e de digitalização em Herbscan.

6. Gestão, manutenção e restauro de colecções botânicas. PRÁTICA na elaboração de exemplares e restauro usando materiais modernos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

BRIDSON & FORMAN (eds) 1992 The herbarium handbook. Royal Botanic Gardens, Kew

CURRY & HUMPHRIES (eds) 2007 Biodiversity Databases: Techniques, Politics, and Applications. Systematics Association Special Volumes Series Vol: 73

METSGER & BYERS (eds) 1999 Managing the modern herbarium: an interdisciplinary approach. Society for the Preservation of Natural History Collections, Washington DC

ROSE & TORRES (1992) Storage of Natural History Collections: Ideas and Practical Solutions. Society for the Preservation of Natural History Collections, Washington DC

RUSHTON, HACKNEY & TYRIE (eds) 2001 Biological Collections & Biodiversity. Linnean Soc. Occasional Publications 3

SALICK, KONCHAR & NESBITT (eds) 2014 Curating Biocultural Collections: A Handbook. Royal Botanic Gardens, Kew

INTERNET:

Biodiversity Heritage Library

Botanicus

GBIF

Herbário da Universidade de Coimbra

IPNI

SPECIFY

TROPICUS