Mecânica dos Solos

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01005520
Área Científica
Geotecnia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Geologia Geral.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição dos conceitos, princípios e teorias da Mecânica dos solos; resolução de pequenos exercícios práticos que ilustram a aplicação da matéria exposta a situações reais.

Aulas teórico-práticas onde os alunos resolvem, com a orientação do docente, exercícios propostos que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos os conceitos principais, princípios e teorias que permitam compreender e prever o estado físico, bem como o comportamento hidráulico e mecânico (resistência e deformabilidade) dos maciços terrosos, quer naturais quer em aterro, sob as acções naturais ou impostas pelas estruturas que se pretende construir.

Aquisição de competências em análise e síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma, aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Fases constituintes de um elemento de solo.

Identificação e Classificação dos Solos: Grandezas básicas e definição do estado físico; minerais argilosos; limites de consistência; análise granulométrica; Classificação Unificada.

Compactação de solos: em laboratório (Proctor) e em campo; equipamentos; procedimentos e controle da compactação no campo.

Estado de tensão em repouso em maciços terrosos: princípio da tensão efetiva; avaliação das tensões em repouso devido ao peso próprio do maciço e a cargas exteriores usando soluções elásticas.

Água nos solos: permeabilidade; percolação uni e bidimensional; instabilidade hidráulica.

Compressibilidade e consolidação: mecanismo de deformação de estratos confinados; ensaio laboratorial (edométrico); estimativa do assentamento por consolidação primária; teoria de consolidação de Terzaghi.

Resistência ao corte: ensaios laboratoriais e de campo; relação tensão-deformação; rotura de Mohr-Coulomb; parâmetros de resistência ao corte.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Moita Pinto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Mecânica dos Solos (Vol. 1) –  M. Matos Fernandes