Hidráulica Geral II

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01005503
Área Científica
Hidráulica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise Matemática III, Física Geral I, Física Geral II, Mecânica dos Meios Contínuos, Métodos Numéricos, Hidráulica Geral I.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são evidenciados os conceitos e desenvolvidas as expressões que permitem ao aluno, acompanhado pelo respectivo docente, resolver exercícios de aplicação das matérias da disciplina, ou desenvolver eventuais trabalhos laboratoriais, nas aulas teórico-práticas e/ou práticas.

O aluno é, em geral, incentivado a desenvolver os seus próprios apontamentos/notas nas aulas teóricas que vai posteriormente aplicar nas aulas práticas. É, assim, tanto quanto possível, elemento activo no processo de aprendizagem.

Para além da bibliografia da disciplina e de alguns elementos de estudo, são adicionalmente disponibilizados ao longo do semestre folhas de enunciados de exercícios e formulários úteis para a resolução dos problemas práticos, e ainda, eventualmente, guias de trabalhos laboratoriais.

Resultados de Aprendizagem

Conferir uma sólida formação de base em Hidráulica Geral (na continuidade de Hidráulica Geral I) necessária ao exercício corrente da profissão, de forma a permitir, em particular, a assimilação dos conceitos base da área científica e a identificação, compreensão e resolução dos problemas hidráulicos mais comuns. É dado um especial desenvolvimento às matérias relativas aos escoamentos sob pressão, escoamentos com superfície livre, escoamentos através de orifícios e descarregadores e medições hidráulicas, bem como às características gerais e condições de funcionamento de turbomáquinas hidráulicas, i.e., bombas e turbinas.

Promover a capacidade de analisar, teorizar e sintetizar os fenómenos físicos reais e de aplicar os fundamentos teóricos e os modelos conceptuais através da resolução de problemas de aplicação a casos concretos, desenvolvendo a capacidade de concepção e análise e o espírito crítico relativamente às aproximações envolvidas.

Promover o desenvolvimento de competências em interpretação, comunicação e aprendizagem independente.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Teoria da semelhança

Conceito de semelhança. Semelhança em hidráulica.

2. Escoamentos permanentes sob pressão

Perdas da carga localizadas e contínuas. Cálculo de instalações. Traçado de condutas. Redes de condutas. Aprisionamento do ar. Cavitação.

3. Escoamentos variáveis sob pressão

Golpe de aríete e oscilação em massa. Análise qualitativa e quantitativa. Protecção de condutas. Escoamentos quase permanentes.

4. Escoamentos com superfície livre

Escoamentos uniformes. Regolfo em canais prismáticos. Andamento qualitativo e cálculo do regolfo. Ressalto hidráulico. Referência a alguns tópicos mais avançados.

5. Orifícios e descarregadores. Medições hidráulicas 

Orifícios em parede delgada e espessa. Bocais. Orifícios submersos. Aberturas reguladas por comportas. Descarregadores de soleira delgada e de soleira espessa. Dispositivos mais utilizados em medições hidráulicas.
6. Turbomáquinas hidráulicas

Características gerais dos principais tipos de turbinas e de bombas. Condições de funcionamento.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Abreu Freire Diogo

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste numa prova escrita de exame final cotada para 20 valores. Existe uma prova oral obrigatória para classificações finais superiores a 16 valores: 100.0%

Bibliografia

Quintela, A. C. (2000), Hidráulica, 7ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Lencastre, A. (1996), Hidráulica Geral, Lisboa.

Manzanares, A. A. (1979), Hidráulica Geral  I-Fundamentos teóricos, Técnica, AEIST, Lisboa.

Manzanares, A. A. (1980), Hidráulica Geral  II-Escoamentos líquidos, Técnica, AEIST, Lisboa.

Novais-Barbosa, J. (1985), Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral, Vol. 1, Porto Editora.

Novais-Barbosa, J. (1986), Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral, Vol. 2, Porto Editora.

Pimenta, C. F., (1977), Curso de Hidráulica Geral, 3ª Edição, Vol. 1, São Paulo.

Pimenta, C. F., (1978), Curso de Hidráulica Geral, 3ª Edição, Vol. 2, São Paulo.

Franzini, J. B., Finnemore, E. J. (1997), Fluid Mechanics with Engineering Applications, International Ed., McGraw-Hill, New York.