Iniciação à prática profissional II
1
2022-2023
02031728
Necessidades Educativas Especiais
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
No decurso das aulas práticas, os estudantes deverão desenvolver competências de planeamento, implementação e organização de programas de exercício físico e de desporto adaptado organizando para tal um dossiê de planeamento da intervenção prática com os seguintes itens:
— Planeamento das atividades
— Métodos e estratégias de planeamento
— Fichas de planeamento de sessão comentadas
— Avaliação final
— Relatório final
Resultados de Aprendizagem
Promover o conhecimento científico e os skills de intervenção prática de organização, implementação e monitorização de programas de exercício físico e de desporto adaptado, através de oportunidades de prática in loco, em instituições que oferecem este tipo de serviços especializados no âmbito das populações especiais, visando a melhoria da saúde e do bem-estar físico e psíquico, desenvolvendo as seguintes competências:
- Compreender e enquadrar as principais teorias associadas à prática de exercício físico como meio preventivo da saúde e do bem-estar físico e psíquico (OMS)
- Compreender o contributo do exercício físico para a saúde e bem-estar das populações com necessidades especiais
- Conhecer as linhas orientadoras que presidem ao desenvolvimento de programas de exercício físico em populações especiais
Desenvolver competências de planeamento, organização e intervenção no âmbito das necessidades especiais em função das características e necessidades específicas de cada grupo
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] A importância da avaliação inicial para o planeamento e organização de programas de exercício físico em
grupos especiais
[2] Prescrição e planeamento de programas de exercício físico para grupos especiais
[3] Adaptação de princípios de condicionamento físico e respetiva operacionalização
[4] Metodologia do treino da resistência aeróbia em praticantes com necessidades especiais
[5] Instrumentos de avaliação da resistência aeróbia em grupos especiais: testes laboratoriais versus de terreno
[6] Metodologia do treino da força em praticantes com necessidades especiais
[7] Instrumentos de avaliação da força muscular em grupos especiais: testes laboratoriais versus de terreno
[8] Metodologia do treino da flexibilidade, velocidade e agilidade em praticantes com necessidades especiais
[9] Instrumentos de avaliação da flexibilidade, velocidade e da agilidade articular em grupos especiais: testes laboratoriais versus de terreno
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%
Documentos
Ficha Unidade Curricular - 2016/2017 (Word)
Bibliografia
ACSM (2009). ACSM´s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 8th Ed., Lippincott, Williams & Wilkins.
APCC (2006). Desporto para Deficientes - Manual para Acompanhantes Desportivos. APCC- Núcleo Regional do Centro, Leonardo da Vinci projectos-piloto.
Baechle, T. & Westcott, W. (2010). Fitness professional's guide to strength training older adults. 2nd Ed., Human Kinetics.
DePauw,K. & Gavron, S. (2005). Disability Sport. 2nd Ed., Human Kinetics.
Fitzgerald, H. (2009). Disability and youth sport. Routledge.
Horvat, M., Block, M. & Kelly, L. (2007). Developmental and adapted physical activity assessment. Human Kinetics.
Miller, P. (1995) Fitness Programming and Physical Disability. Human Kinetics.
Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. 6th Ed., McGraw-Hill.
Van Norman, K. (2010). Exercise and wellness for older adults: practical programming strategies. Human Kinetics.