Iniciação à prática profissional II

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02031728
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

  No decurso das aulas práticas, os estudantes deverão desenvolver competências de planeamento, implementação e organização de programas de exercício físico e de desporto adaptado organizando para tal um dossiê de planeamento da intervenção prática com os seguintes itens:

 

—  Planeamento das atividades

—  Métodos e estratégias de planeamento

—  Fichas de planeamento de sessão comentadas

—  Avaliação final

—  Relatório final

Resultados de Aprendizagem

Promover o conhecimento científico e os skills de intervenção prática de organização, implementação e monitorização de programas de exercício físico e de desporto adaptado, através de oportunidades de prática in loco, em instituições que oferecem este tipo de serviços especializados no âmbito das populações especiais, visando a melhoria da saúde e do bem-estar físico e psíquico, desenvolvendo as seguintes competências:

- Compreender e enquadrar as principais teorias associadas à prática de exercício físico como meio preventivo da saúde e do bem-estar físico e psíquico (OMS)

- Compreender o contributo do exercício físico para a saúde e bem-estar das populações com necessidades especiais

- Conhecer as linhas orientadoras que presidem ao desenvolvimento de programas de exercício físico em populações especiais

Desenvolver competências de planeamento, organização e intervenção no âmbito das necessidades especiais em função das características e necessidades específicas de cada grupo

Estágio(s)

Não

Programa

[1] A importância da avaliação inicial para o planeamento e organização de programas de exercício físico em
grupos especiais
[2] Prescrição e planeamento de programas de exercício físico para grupos especiais
[3] Adaptação de princípios de condicionamento físico e respetiva operacionalização
[4] Metodologia do treino da resistência aeróbia em praticantes com necessidades especiais
[5] Instrumentos de avaliação da resistência aeróbia em grupos especiais: testes laboratoriais versus de terreno
[6] Metodologia do treino da força em praticantes com necessidades especiais
[7] Instrumentos de avaliação da força muscular em grupos especiais: testes laboratoriais versus de terreno
[8] Metodologia do treino da flexibilidade, velocidade e agilidade em praticantes com necessidades especiais
[9] Instrumentos de avaliação da flexibilidade, velocidade e da agilidade articular em grupos especiais: testes laboratoriais versus de terreno

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2016/2017 (Word)

Bibliografia

  ACSM (2009). ACSM´s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 8th Ed., Lippincott, Williams & Wilkins.

APCC (2006). Desporto para Deficientes - Manual para Acompanhantes Desportivos. APCC- Núcleo Regional do Centro, Leonardo da Vinci projectos-piloto.

Baechle, T. & Westcott, W. (2010). Fitness professional's guide to strength training older adults. 2nd Ed., Human Kinetics.

DePauw,K. &  Gavron, S. (2005). Disability Sport. 2nd Ed., Human Kinetics.

Fitzgerald, H. (2009). Disability and youth sport. Routledge.

Horvat, M., Block, M. & Kelly, L. (2007). Developmental and adapted physical activity assessment. Human Kinetics.

Miller, P. (1995) Fitness Programming and Physical Disability. Human Kinetics.

Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. 6th Ed., McGraw-Hill.

Van Norman, K. (2010). Exercise and wellness for older adults: practical programming strategies. Human Kinetics.