Resistência dos Materiais I

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01005438
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Mecânica I, Mecânica II, Mecânica dos Meios Contínuos.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de alguns exercícios práticos ilustrativos da aplicação dos conceitos teóricos introduzidos. Resolução autónoma de exercícios em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam problemas de aplicação teórico-prática. Uma aula laboratorial com observação de ensaios de tracção e flexão em peças lineares.

Resultados de Aprendizagem

Nas disciplinas de Resistência de Materiais prossegue-se a leccionação de conceitos e metodologias de análise de estruturas. São introduzidos os princípios básicos aplicáveis à análise e verificação de segurança de todos os tipos de estruturas com aplicação às peças lineares e às estruturas reticuladas planas, nomeadamente no que diz respeito às tensões e deformações introduzidas pelos esforços axial e transverso e pelo momento flector. Fomenta-se a aquisição de competências em análise e síntese, aplicação prática de conhecimentos teóricos através da resolução autónoma de problemas, raciocínio crítico. 

Estágio(s)

Não

Programa

• Lei constitutiva. Comportamentos reológicos e lei de Hooke (revisões).

• Conceitos fundamentais da Resistência de Materiais. Noção de segurança estrutural e bases de dimensionamento estrutural.

• Análise do efeito do esforço axial. Cálculo de tensões e extensões. Deformações axiais. Estruturas hiperstáticas em tracção-compressão; Peças lineares mistas. Introdução ao Método das forças e ao Método dos deslocamentos; Conceito de pré-esforço. Introdução à análise elasto-plástica.

• Análise do efeito do momento flector. Núcleo Central de secções. Deformação no plano da secção. Influência de esforço transverso. Peças lineares não prismáticas. Flexão em peças mistas. Flexão em regime não linear. Conceitos de factor de forma de secções e de rótulas plásticas.

• Análise do efeito do esforço transverso. Efeito do empenamento de secções no cálculo de tensões normais. Tensões tangenciais. Peças mistas. Eixos de referência não principais de inércia. Conceito de centro de corte.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Alberto da Silva Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

[1] V. Dias da Silva, Mechanics and Strength of Materials, Springer-Verlag Berlin Heidelberg 2006.

[2] Ch. Massonnet, S. Cescotto, Mécanique des Matériaux, EYROLLES, Paris, 1980

[3] Ferdinand P. Beer, E. Russel Johnston, Jr., John T. DeWolf, Resistência dos Materiais - Mecânica dos Materiais, Mcgraw-Hill, 2006.

[4] William Nash, resitência dos Materiais, McGraw-Hill Portugal, 2001.