Resistência dos Materiais I

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01005438
Área Científica
Estruturas e Mecânica Estrutural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Mecânica I, Mecânica II, Mecânica dos Meios Contínuos.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de alguns exercícios práticos ilustrativos da aplicação dos conceitos teóricos introduzidos. Resolução autónoma de exercícios em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam problemas de aplicação teórico-prática. Uma aula laboratorial com observação de ensaios de tracção e flexão de elementos de barra.

Resultados de Aprendizagem

Nas disciplinas de Resistência de Materiais prossegue-se a leccionação de conceitos e metodologias de análise de estruturas. São introduzidos os princípios básicos aplicáveis à análise e verificação de segurança de todos os tipos de estruturas com aplicação às peças lineares e às estruturas reticuladas planas, nomeadamente no que diz respeito às tensões e deformações introduzidas pelos esforços axial e transverso e pelo momento flector.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Conceitos fundamentais da Resistência de Materiais. Noção de segurança estrutural e métodos de verificação da segurança; Introdução ao Eurocódigo de Bases de Cálculo Estrutural.

II. Análise do efeito do esforço axial. Cálculo de tensões e extensões. Deformações axiais. Estruturas hiperstáticas em tracção-compressão; Introdução ao Método das forças e ao Método dos deslocamentos; Introdução à análise elasto-plástica. Casos particulares

III. Análise do efeito do momento flector. Núcleo Central de secções. Deformação no plano da secção. Influência de esforço transverso. Casos particulares de peças lineares não prismáticas. Flexão em peças mistas. Flexão em regime não linear. Conceitos de factor de forma de secções e de rótulas plásticas

IV. Análise do efeito do esforço transverso. Efeito do empenamento de secções no cálculo de tensões normais. Tensões tangenciais. Peças mistas. Eixos de referência não principais de inércia. Conceito de centro de corte ou de torção.

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

V. Dias da Silva, Mechanics and Strength of Materials, Springer-Verlag Berlin Heidelberg 2006.

Ch. Massonnet, S. Cescotto, Mécanique des Matériaux, EYROLLES, Paris, 1980

Ferdinand P. Beer, E. Russel Johnston, Jr., John T. DeWolf, Resistência dos Materiais - Mecânica dos Materiais, Mcgraw-Hill, 2006.