Exercício Físico e Bem Estar em Idosos

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02031706
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

 Bons conhecimentos base de fisiologia geral. Conhecimento básico da língua inglesa é também recomendado.  

Métodos de Ensino

Aulas presenciais de caracter expositivo acompanhadas de trabalho de pesquisa bibliográfica individual.

A avaliação deste módulo terá por base a realização de trabalho(s) abordando um tópico particular ou uma relação de vários tópicos discutidos durante as aulas.

  

Resultados de Aprendizagem

 Dominar os conceitos de : 1 Determinantes do envelhecimento; 2 Alterações funcionais do idoso; 3 A actividade física como determinante do envelhecimento bem sucedido; 4 Exercício físico e imunosenescência; 5 Epidemiologia do idoso; 6 Risco cardiovascular global e pessoa idosa; 7 A actividade física e a qualidade de vida do idoso; 8 Avaliação da condição física funcional do idoso; 9 Heterogeneidade da pessoa idosa e princípios de prescrição de exercício.

Competências a desenvolver: Compreensão da demografia e epidemiologia associadas com os idosos e a actividade física. Compreensão do processo de envelhecimento e determinantes associadas. Saber relacionar o exercício físico regular e a capacidade funcional em pessoas idosas. Saber desenhar programas de intervenção de exercício físico em idosos. Conhecer as barreiras existentes para a prática de exercício físico: estratégias e níveis de intervenção. Compreender o efeito do exercício regular moderado no sistema imunitário dos idosos. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Determinantes do envelhecimento; 2. Alterações funcionais do idoso; 3. A actividade física como determinante do envelhecimento bem sucedido; 4. Exercício físico e imunosenescência; 5. Epidemiologia do idoso; 6. Risco cardiovascular global e pessoa idosa; 7. A actividade física e a qualidade de vida do idoso; 8. Avaliação da condição física funcional do idoso; 9. Heterogeneidade da pessoa idosa e princípios de prescrição de exercício. Determinantes do envelhecimento; 2. Alterações funcionais do idoso; 3. A actividade física como determinante do envelhecimento bem sucedido; 4. Exercício físico e imunosenescência; 5. Epidemiologia do idoso; 6. Risco cardiovascular global e pessoa idosa; 7. A actividade física e a qualidade de vida do idoso; 8. Avaliação da condição física funcional do idoso; 9. Heterogeneidade da pessoa idosa e princípios de prescrição de exercício.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Miranda Botelho Teixeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2016/2017 (Word)

Bibliografia

Gleeson M, Bishop N, & Walsh N. Exercise Immunology, Routledge, 2013. Jones, C.J., & Rose, D. (2005). Physical Activity Instruction of Older Adults. Champaign, IL: Human Kinetics.  Spirduso, W.W., Francis, K.L., & MacRae, P.G. (2005). Physical Dimensions of Aging (2nd Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.  Dishman, R.K., Washburn, R.A., & Heath, G.W. (2004). Physical Activity Epidemiology. Champaign, IL: Human Kinetics.  Brill, P.A. (2004). Functional Fitness for Older Adults. Champaign, IL: Human Kinetics.  Hardman, A.E. & Stensel, D.J. (2003). Physical Activity and Health: The Evidence Explained. London: Routledge.