Exercício e Atividade Física para Indivíduos com Limitações Sensoriais
1
2022-2023
02031684
Necessidades Educativas Especiais
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa, a pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interação entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livro sumariados, num total de 10 artigos em inglês (10x4 horas) e 2 artigos em português (2x2horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina pretende promover o conhecimento científico teórico-prático na área da intervenção com indivíduos com deficiências sensoriais e desenvolver nos estudantes a capacidade de planear e implementar programas lúdicos e desportivos adequados às necessidades específicas desta população.
O módulo aborda os aspetos específicos da deficiência visual e auditiva e a forma como a prática regular de exercício físico/ desporto podem contribuir para uma melhoria do bem-estar físico e psicológico de grupos com deficiências sensoriais.
A7.Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem atividades de cariz da atividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;
A11.Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com NEE, numa perspetiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. As deficiências sensoriais: Cegueira, visão residual e surdez;
2. A estimulação motora da criança cega ou de visão residual em idades baixas;
3. O percurso escolar dos alunos com deficiência sensorial;
4. O processo de inclusão do aluno com deficiência sensorial na aula de Educação Física;
5. A iniciação desportiva em pessoas com deficiência visual;
6. Os desportos individuais e os desportos coletivos em pessoas com deficiência visual;
7. A atividade física e o exercício em pessoas com deficiência auditiva;
8. Ócio e tempo livre.
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Documentos
Ficha Unidade Curricular - 2016/2017 (Word)
Bibliografia
Montagnino, A. (2002) Physical Education and Recreation for Blind and Visually Impaired Students. New Jersey: National Organization of Parents of Blind Children
Federación Española de Deportes para Ciegos (2002) Deportes para ciegos y deficientes visuales. Madrid: Federación Española de Deportes para Ciegos (FEDC)
Bernal Ruiz, J. A. (2002) El profesor de Educación Física y el alumno Sordo. Sevilla: Editorial Deportiva Wanceulen.
Berlinguer, L. (2001) La scuola nuova. Roma: Editori Laterza
Bautista, R. (1994) Deficiencia visual, aspectos psicoevolutivos y educativos. Madrid: Colección Educación para la diversidad, Ediciones Aljibe.