Exercício e Atividade Física para Indivíduos com Limitações Sensoriais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02031684
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

  Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa, a pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interação entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livro sumariados, num total de 10 artigos em inglês (10x4 horas) e 2 artigos em português (2x2horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.  

Resultados de Aprendizagem

  A disciplina pretende promover o conhecimento científico teórico-prático na área da intervenção com indivíduos com deficiências sensoriais e desenvolver nos estudantes a capacidade de planear e implementar programas lúdicos e desportivos adequados às necessidades específicas desta população.

O módulo aborda os aspetos específicos da deficiência visual e auditiva e a forma como a prática regular de exercício físico/ desporto podem contribuir para uma melhoria do bem-estar físico e psicológico de grupos com deficiências sensoriais.

 

A7.Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem atividades de cariz da atividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

A11.Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com NEE, numa perspetiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.  

Estágio(s)

Não

Programa

  1. As deficiências sensoriais: Cegueira, visão residual e surdez;

2. A estimulação motora da criança cega ou de visão residual em idades baixas;

3. O percurso escolar dos alunos com deficiência sensorial;

4. O processo de inclusão do aluno com deficiência sensorial na aula de Educação Física;

5. A iniciação desportiva em pessoas com deficiência visual;

6. Os desportos individuais e os desportos coletivos em pessoas com deficiência visual;

7. A atividade física e o exercício em pessoas com deficiência auditiva;

8. Ócio e tempo livre.  

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2016/2017 (Word)

Bibliografia

Montagnino, A. (2002) Physical Education and Recreation for Blind and Visually Impaired Students. New Jersey: National Organization of Parents of Blind Children

 

Federación Española de Deportes para Ciegos (2002) Deportes para ciegos y deficientes visuales. Madrid: Federación Española de Deportes para Ciegos (FEDC)

 

Bernal Ruiz, J. A. (2002) El profesor de Educación Física y el alumno Sordo. Sevilla: Editorial Deportiva Wanceulen.

 

Berlinguer, L. (2001) La scuola nuova. Roma: Editori Laterza

 

Bautista, R. (1994) Deficiencia visual, aspectos psicoevolutivos y educativos. Madrid: Colección Educación para la diversidad, Ediciones Aljibe.