Exercício e Saúde Mental em Indivíduos com Distúrbios Psiquiátricos
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2022-2023
02031673
Necessidades Educativas Especiais
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua Inglesa
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas, integrando atividades de pesquisa orientada em contexto laboratorial. Durante as aulas TP, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interação entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livro sumariados, num total de 14 artigos em inglês (14x4 horas) e 4 em português (4x2horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.
Resultados de Aprendizagem
A u.c. pretende dar uma visão dos benefícios da prática de exercício físico regular ao nível da saúde mental, como importante ferramenta operacional tanto ao nível da prevenção como da terapia. O estudante deverá utilizar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos, por forma a avaliar, prescrever e implementar atividades físicas que visem a melhoria da condição física dos indivíduos com distúrbios psiquiátricos numa perspetiva da melhoria da saúde e do bem-estar físico e psíquico.
A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem atividades de cariz da atividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;
A11.Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspetiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Uma compreensão genérica do contexto da saúde mental;
2. Influências sociais, económicas, individuais e contextuais na saúde mental;
3. Efeitos psicossociais da participação no desporto e na atividade física;
4. O desafio da adoção e da adesão em pessoas com problemas de saúde mental;
5. Atividade física e desportiva em pessoas com doença mental;
6. Exclusão social, estigma e saúde mental;
7. Principais problemas de implementação de programas de desporto e de exercício em contextos de deficiência mental;
8. Ensino, treino e promoção da atividade física numa perspetiva de melhoria da saúde mental.
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Douglas, K & Carless, D. (2011) A Narrative Perspective: Identity, Well-Being, and Trauma in Professional Sport. In D. Gilbourne and M. Anderson (Eds.) Critical Essays in Sport Psychology, Human Kinetics.
Carless, D and Douglas, K. (2010). Sport and Physical Activtiy for mental health. Wiley-Blackwell.
Douglas, K, & Carless, D. (2010). Restoring Connections in Physical Activity and Mental Health Research and Practice: A Confessional Tale. Qualitative Research in Sport and Exercise. 2/3, 336–353.
Carless, D. & Douglas, K. (2010). Performance Ethnography as an Approach to Health-Related Education. Educational Action Research, 18: 373–388.
Faulkner, G. & Biddle, S. (2004). Exercise and depression: Considering variability and contextuality. J. of Sport and Exercise Psychology, 26, 3-18.
Carless, D. & Faulkner, G. (2002). Physical activity and mental health. In McKenna, J. & Riddoch, C. (Eds.) Perspectives on health and exercise. Houndsmills: Palgrave MacMillan. pp 61-82.