Exercício e Saúde Mental em Indivíduos com Distúrbios Psiquiátricos

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02031673
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

  Domínio da língua Inglesa  

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas, integrando atividades de pesquisa orientada em contexto laboratorial. Durante as aulas TP, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interação entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livro sumariados, num total de 14 artigos em inglês (14x4 horas) e 4 em português (4x2horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

A u.c. pretende dar uma visão dos benefícios da prática de exercício físico regular ao nível da saúde mental, como importante ferramenta operacional tanto ao nível da prevenção como da terapia. O estudante deverá utilizar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos, por forma a avaliar, prescrever e implementar atividades físicas que visem a melhoria da condição física dos indivíduos com distúrbios psiquiátricos numa perspetiva da melhoria da saúde e do bem-estar físico e psíquico.

A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem atividades de cariz da atividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

A11.Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspetiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.  

Estágio(s)

Não

Programa

1. Uma compreensão genérica do contexto da saúde mental;

2. Influências sociais, económicas, individuais e contextuais na saúde mental;

3. Efeitos psicossociais da participação no desporto e na atividade física;

4. O desafio da adoção e da adesão em pessoas com problemas de saúde mental;

5. Atividade física e desportiva em pessoas com doença mental;

6. Exclusão social, estigma e saúde mental;

7. Principais problemas de implementação de programas de desporto e de exercício em contextos de deficiência mental;

8. Ensino, treino e promoção da atividade física numa perspetiva de melhoria da saúde mental. 

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

  Douglas, K & Carless, D. (2011) A Narrative Perspective: Identity, Well-Being, and Trauma in Professional Sport. In D. Gilbourne and M. Anderson (Eds.) Critical Essays in Sport Psychology, Human Kinetics.

 

Carless, D and Douglas, K. (2010). Sport and Physical Activtiy for mental health. Wiley-Blackwell.

 

Douglas, K, & Carless, D. (2010). Restoring Connections in Physical Activity and Mental Health Research and Practice: A Confessional Tale. Qualitative Research in Sport and Exercise. 2/3, 336–353.

 

Carless, D. & Douglas, K. (2010). Performance Ethnography as an Approach to Health-Related Education. Educational Action Research, 18: 373–388.

 

Faulkner, G. & Biddle, S. (2004). Exercise and depression: Considering variability and contextuality. J. of Sport and Exercise Psychology, 26, 3-18.

 

Carless, D. & Faulkner, G. (2002). Physical activity and mental health. In McKenna, J. & Riddoch, C. (Eds.) Perspectives on health and exercise. Houndsmills: Palgrave MacMillan. pp 61-82.