Exercício e atividade física para indivíduos com perturbações cognitivas e de desenvolvimento
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2022-2023
02031638
Necessidades Educativas Especiais
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teóricas – Apresentação de conteúdos teóricos em aulas expositivas com meios audiovisuais e interativos
Aulas teórico-práticas – Interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino - aprendizagem.
Seminários - Modelo de conferências, com um período para questões e debate.
Fichas de trabalho domiciliário – Tarefas de estudo orientado de temas abordados nas aulas e na leitura da bibliografia obrigatória, estudantes estimulados a ler artigos científicos e capítulos de livros.
Resultados de Aprendizagem
Promover o conhecimento científico teórico-prático na área da intervenção com indivíduos com perturbações cognitivas e de desenvolvimento e desenvolver nos estudantes a capacidade de planear e implementar programas lúdicos e desportivos adequados às necessidades específicas destas populações.
O estudante deverá, através da fusão de saberes teóricos (na área do exercício físico e das deficiências cognitivas) com conhecimentos da prática (através do Encontro Desportivo), saber organizar e implementar sessões lúdico-desportivas a populações com perturbações cognitivas e de desenvolvimento e adequar os programas de atividade física elaborados às suas necessidades específicas, de acordo com as suas capacidades e tendo em consideração o seu perfil funcional.
Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permitam compreender e enquadrar e planificar atividade física adaptada para indivíduos com perturbações cognitivas e de desenvolvimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
– Caracterização da Deficiência intelectual
• Definição, perfil, etiologia, classificação, níveis de apoio
• O caso particular do Síndroma de Down
• Os afetos na pessoa com deficiência intelectual
- Atividade Física Adaptada para pessoas com deficiência intelectual
• Estratégias pedagógicas e Critérios de adaptação de jogos e de atividades
- Deficiência intelectual e desporto
• Critérios de elegibilidade na deficiência intelectual
• Contexto mundial e nacional – INAS-FID; Special Olympics; ANDDI
– Caracterização das perturbações do desenvolvimento. O caso particular do Autismo:
- Definição, perfil, etiologia
• Estratégias pedagógicas e critérios de adaptação de jogos e de actividades
- Dificuldades de aprendizagem
- Definição, perfil, etiologia
• Estratégias pedagógicas e critérios de adaptação de jogos e de actividades
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Carvalheiro Campos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Projecto: 50.0%
Documentos
Ficha Unidade Curricular - 2016/2017 (Word)
Bibliografia
American Association on Intellectual and Developmental Disabilities < http://www.aaidd.org/
Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual – Portugal < http://www.anddi.pt/
International Federation for sport for athletes with an intellectual disability < http://www.inas-fid.org/
Mactavish, J. & Dowds, M. (2003). Physical activity and sport for individuals with intellectual disability. In R.D. Steadward, G.D. Wheeler, & E.J. Watkinson (Eds.), Adapted Physical Activity (pp. 559-587). Alberta: University of Alberta Press.
Roswal, G.M., Damentko, M.B., Arnhold, R., Fagan, W., Arnhold, P., Djabova, S., Dobreva-Faria, I., Ferreira, J.P., Campos, M.J., Gaspar, P.M., & Pozeriene, J. (2007). Special Olympics University Programme: Best Practices. Journal of the Brazilian Society of Adapted Motor Activity, 12 (1), 120-124.
Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. McGraw-Hill.
Special Olympics < http://info.specialolympics.org
Winnick, J.P. (2005). Adapted Physical Education and Sport. Human Kinetics.