Do Genótipo ao Fenótipo

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03018655
Área Científica
Ciências da Saúde
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos deverão possuir: habilitações requeridas para a frequência do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da FMUC.

Métodos de Ensino

-Sessões plenárias em que o docente partilha a sua experiência temática sobre um tópico e que deverá ser discutido com os alunos sempre que possível de forma interactiva;
-Seminário temático com participação de um Perito convidado;
-Apresentação de Artigos por grupos e sua discussão pública com os Coordenadores (classificação de 0 a 20 valores para cada apresentação de Artigo por grupo – 50% da classificação final)
-Resposta individual a mini testes de avaliação (10 minutos) (classificação de 0 a 20 valores – 15% da classificação final)
“Hands on” no Laboratório de Citogenética e Genómica.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer e discutir alguns conceitos/mecanismos básicos de genética, citogenética e de genómica  associados a variadas patologias genéticas.

Avaliar e descrever que metodologias e tecnologias usar perante uma determinada patologia genética.

Avaliar e descrever quais as alterações genéticas que têm impacto directo no fenótipo do seu portador, ou apenas para a descendência.

Distinguir entre doenças de manifestação imediata ou de manifestação tardia

Avaliar e descrever quais as implicações de um diagnóstico genético e respectivo aconselhamento genético tanto para o próprio como para a descendência.

Analisar as implicações éticas.

Explorar os pontos fortes e fracos das novas tecnologias de biologia molecular, de citogenética e genómica como por ex o arrayCGH e NGS e o seu impacto no diagnóstico e na investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Revisão de conceitos em genética e genómica e a relação genótipo/fenótipo

-           Novos conceitos de genómica funcional e integrada (ou integrativa) e as implicações para o fenótipo

-           Diagnóstico laboratorial de patologias genéticas, novas tecnologias de diagnóstico, vantagens e limitações. Legislação em vigor.

-           Diagnóstico clinico e laboratorial. Implicações associadas a doenças genéticas do foro cognitivo,  cardíaco, oftalmológico, neurológico de manifestação tardia, etc (os tópicos serão diferentes de ano para ano, de modo a introduzir temáticas/áreas variadas),

-           Implicações e estratégias de diagnóstico tanto no próprio como em familiares directos ou familiares em risco assim como em pré-natal.

-           Papel do geneticista clínico no aconselhamento genético.

-           Papel do laboratório no diagnóstico e na relação genótipo/fenótipo; Controlos de qualidade; Avaliações externas de qualidade; Implicações éticas.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Carreira

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Mini Testes: 15.0%
Resolução de problemas: 35.0%
Análise, apresentação e discussão de artigos: 50.0%

Bibliografia

Power Points/PDFs.

Articles