Laboratórios de Química

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01005207
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

1º ano completo

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular tem como objectivo complementar as disciplinas teóricas do segundo semestre do segundo ano. Como disciplina experimental envolve uma série de trabalhos práticos dirigidos à aprendizagem em cada um das áreas. Vai ser feito numa forma modular em que há módulos de 3-4 semanas dedicadas a cada uma das áreas disciplinares do 2º semestre do segundo ano do curso, com rotação dos estudantes entre esses módulos para maximizar a utilização da aparelhagem.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Laboratórios de Química  é uma disciplina experimental articulada com as cadeiras teóricas de Química do segundo semestre do segundo ano: Química Orgânica II, Química dos Materiais, Química Física II, Química Analítica I. As competências gerais e específicas envolvem: Conhecimento e capacidade de compreensão; Aplicar no nível experimental princípios básicos das disciplinas indicadas; Capacidade de analisar, sintetizar e compreender; Implementar correctamente procedimentos laboratoriais de operações unitárias e de outros procedimentos correntes, recorrendo a instrumentação adequada. Capacidades para uma adequada interpretação de observações e medições laboratoriais e para relacioná-los correctamente com as teorias apropriadas; Aquisição de competências que lhe permitam comunicar os resultados e conclusões dos estudos experimentais de modo claro. Adquirir competências que permitam a auto-aprendizagem ao longo da vida.     

Estágio(s)

Não

Programa

A cadeira de Laboratórios de Química  envolve a execução prática de diversas experiências no âmbito de Química Orgânica, Química dos Materiais, Química Física e Química Analítica numa forma modular. Pretende-se que a cadeira sirva de suporte prático às disciplinas do 2º semestre do segundo ano do curso. Os trabalhos práticos efectuados estão directamente relacionados com os conteúdos programáticos das disciplinas leccionadas. Os alunos frequentam os diferentes laboratórios adaptados ao ensino de cada uma das áreas.

Docente(s) responsável(eis)

Dina Maria Bairrada Murtinho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia recomendada nas disciplinas do 2º semestre do segundo ano do curso e manual de trabalhos práticos da disciplina. / Recommended reading in the disciplines of the 2nd semester of the second year and laboratory manual.