Envelhecimento Ativo e Saudável – Orientações para melhor gestão na Saúde e na Doença

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02031574
Área Científica
Saude
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia assenta numa aprendizagem ativa do formando, através da apropriação dos conteúdos e recursos de apoio disponibilizados na plataforma e da realização das atividades propostas.

Estão previstas as técnicas pedagógicas:

• Trabalho individual independente: leitura, análise e tratamento de informação.

• Trabalho de grupo: discussão e análise de casos práticos.

Para cada módulo existe um coordenador científico responsável pela dinamização do processo de ensino-aprendizagem, pelo envolvimento do formando e sua progressão no módulo, e pelo esclarecimento de dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

Este curso tem por objetivo conferir conhecimento relativamente ao processo do envelhecimento, realçando a importância do indivíduo, da sociedade, das escolhas de estilo de vida e da compreensão do envelhecimento no contexto biológico, psicológico e de saúde para a otimização do percurso de vida que proporciona estratégias de prevenção da fragilidade, do declínio físico e cognitivo.

No final do curso espera-se que o formando adquira competências na comunicação entre serviços clínicos integrados, cuidadores e profissionais de saúde e, no módulo do cuidador, o conhecimento de como ajudar a tratar o idoso com alteração da mobilidade, acamamento, diabetes, défice cognitivo/demência, patologia crónica, dor, desnutrição e perturbações do sono.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo Estruturante

Neste módulo serão abordados assuntos na área de Epidemiologia, Biologia e Fisiopatologia do envelhecimento, a Resposta Inflamatória e Imunitária no envelhecimento. A Patologia Crónica mais caraterística do idoso os benefícios do exercício físico e de uma nutrição saudável serão também neste modulo temas que a leccionar.

Módulo dos Pilares Interdisciplinares (Médico, Cuidador e Tecnologia)

O módulo dos pilares interdisciplinares contemplará temas na área da: Adesão à Terapêutica e Polimedicação, Prevenção e Gestão de Quedas, Prevenção da Fragilidade e do Declínio Físico e Cognitivo, Soluções integradas de saúde e monitorização remota, Espaços Amigos do Idoso.

Módulo do Cuidador

Este módulo abordará a importância dos Cuidadores e Familiares no tratamento do Idoso com Alteração da mobilidade, Acamado, com Diabetes, Défice Cognitivo/Demência, Patologia crónica, Dor, Desnutrição, Perturbações do sono e Obstipação.

Docente(s) responsável(eis)

Anabela Mota Pinto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação formativa – teste de autoavaliação de conhecimentos; • Avaliação somativa – atividades contínuas definidas para cada módulo. As atividades somativas (100%) materializam-se através de fóruns, trabalhos e testes, sendo a estas atribuída uma classificação quantitativa, expressa numa escala de 0 a 20 valores. Para aprovação, o aluno deverá obter um mínimo de 10 valores em cada atividade: 100.0%

Bibliografia

Mota Pinto A, Botelho MA. Fisiopatologia do Envelhecimento. In: Mota Pinto A, cord. Fisiopatologia - Fundamentos e Aplicações. 2ª ed. Coimbra: Editora Lidel; 2013. Parte IV - Cap. 29. p.495-515.