Teorias e Instituições Democráticas

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03018481
Área Científica
Ciência Política
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

- Capacidade de leitura e expressão em inglês

- Familiarização com os instrumentos e técnicas de pesquisa em ciências humanas e sociais

- Conhecimento das técnicas e os estilos da escrita académica.

Métodos de Ensino

As aulas incluem a apresentação principal pelo docente, debate e métodos de ensino e aprendizagem para fomentar a interação. Espera-se que os/as alunos/as participem com intervenções substanciais e elaboradas, demonstrando capacidade de incorporar os seus próprios conhecimentos (empíricos/teóricos) e de apresentar argumentos de forma estruturada e sintética. Os/as alunos/as devem participar a mínimo 80% de todas as aulas e justificar as ausências. 

Resultados de Aprendizagem

O que é democracia? De onde vem a ideia? Pode ser justificada, e com que fundamento? Quais são os seus limites? Como difere em escalas e regiões? Esta UC tem como objetivo explorar estas e outras perguntas que estão no cerne da teoria democrática e assim refletir criticamente sobre as práticas democráticas. Os/as estudantes deverão conhecer e analisar criticamente a teoria e as instituições democrática, centrando-se no debate contemporâneo. A UC está dividida em três blocos que têm como objetivos: (1) identificar as principais conceptualizações da democracia e das suas transformações; (2) olhar para inovações conceptuais e posições críticas que têm posto em causa a teoria democrática mainstream (3); examinar contextos concretos em que a teorias democráticas tem sido testadas, e explorar as diferentes escalas da democracia, através da análise das suas principais instituições. Transversalmente ao conteúdo principal, o curso fornece conhecimentos metodológicos necessários no campo.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso combina conhecimento teórico e metodológico através de uma abordagem participativa centrada no/a aluno/a. O envolvimento dos/as alunos/as é extremamente importante e espera-se que os/as alunos/as preparem e contribuam adequadamente em cada aula com intervenções informadas, tópicas e estimulantes. O curso promove o processo de revisão por pares e aprendizagem mútua visando classificar, condensar e discernir tanto o conteúdo do curso quanto a metodologia científica. Os tópicos discutidos ao longo do semestre incluem: O que é a teoria democrática; Teorias clássicas da democracia e as principais conceitualizações da democracia; Desenvolvimento histórico das teorias democráticas; Teorias formais da democracia; Constitucionalismo; Cidadania, Migrações e Fronteiras; Partidos, Populismo e Emoções; Inovação e Democracia; As Crises da Democracia; Democracia e Representação Política; Democracia no Sul; Cosmopolitismo e Direitos Humanos; Democratização pós-colonial; Instituições e Teorias. 

Docente(s) responsável(eis)

Cristiano Gianolla

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Avritzer, L. (2019).The Two Faces of Institutional Innovation: Promises and Limits of Democratic Participation in Latin America. Edward Elgar

Bächtiger, A., Dryzek, J. S., Mansbridge, J., & Warren, M. E. (Eds).(2018). The Oxford Handbook of Deliberative Democracy. OxfordUP

Bobbio, N. (1987). The Future of Democracy: A Defence of the Rules of the Game. UMinnesotaP

Dahl R. A. (1998), On democracy. YaleUP

Freire, A., Barragán, M., Coller, X., Lisi, M., & Tsatsanis, E. (Eds). (2020). Political Representation in Southern Europe and Latin America: Before and After the Great Recession and the Commodity Crisis. Routledge

Held D. (2006), Models of Democracy. Polity

Chatterjee, P. (2011). Lineages of Political Society: Studies in Postcolonial Democracy. ColumbiaUP

Oloruntoba, S. O., & Falola, T. (Eds). (2017). The Palgrave Handbook of African Politics, Governance and Development. Palgrave

Santos, B. de S., & Mendes, J. M. (Eds). (2020). Demodiversity: Toward Post-Abyssal Democracies. Routledge.