Metodologias de Investigação
2
2018-2019
03018464
Metodologia de Investigação
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular está organizada em sessões práticas com espaço para experimentação e teste de metodologias sob orientação dos docentes, que farão referência a estudos concretos e que evidenciarão os limites e desafios de cada metodologia abordada. Os materiais de leitura serão disponibilizados online, sendo adequados aos interesses dos estudantes e respetivas propostas de investigação. As sessões conjuntas de metodologia serão complementadas por atividades de tutoria dedicadas ao acompanhamento individual dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Este seminário oferece um espaço para os estudantes discutirem metodologias inovadoras num contexto inter e transdisciplinar das ciências sociais, bem como a adequação dessas metodologias aos seus projetos de tese. Exemplos de outras pesquisas assim como laboratórios experimentais permitirão aos/às estudantes analisar a coerência entre metodologias, perguntas e hipóteses de pesquisa.
Estágio(s)
NãoPrograma
O que é uma tese: da teoria à prática
O desenho de estudos de caso
O desafio da análise comparativa
Bases de dados e revisão da literatura
Competências de pesquisa, armazenamento e processamento de fontes de informação
Entrevistas
Questionários
Observação Participante
Escalas de Atitudes
Focus Groups
Introdução à análise quantitativa com recurso ao SPSS
Análise crítica de conteúdo e discurso
Análise qualitativa – o modelo da Grounded Theory
Análise qualitativa – Introdução ao MAXQDA
Análise qualitativa – Análise por Clusters
Trabalhar com representações gráficas
Política ontológica e considerações éticas
Após uma apresentação geral, os vários temas serão abordados em pequenos grupos de estudantes, favorecendo o diálogo entre aqueles que escolham abordagens similares ou complementares. Em cada módulo, os docentes procurarão apresentar os métodos de forma sistemática e sintética, através da sua aplicação prática
Docente(s) responsável(eis)
Giovanni Allegretti
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Bibliographic references are very variable, depending on the content of each research:
Burawoy. M et al. (2000, orgs.), Global ethnography: forces, connections, and imaginations in a postmodern world. University of California Press
Eco U. (2015), How to Write a Thesis, MIT Press
Faubion, J. D.; Marcus, Geoge E. (2009, eds), Fieldwork Is Not What It Used to Be. Cornell University Press.
Hart, C. (2009), Doing a Literature Review. Sage.
Hill, M.; Hill, A. (2002), Investigação por questionário. Sílabo.
Krippendorf, K. (2013), Content Analyses. Sage.
Law, J. (2004) After Method. Routledge.
Reason, P.; Bradbury, H., (2001, eds), The SAGE Handbook of Action Research. Participative Inquiry and Practice. Sage
Sandoval, C. (2000) Methodology of the Oppressed. University of Minnesota Press.
Santos, B.; Meneses, P.(2009, orgs.), Epistemologias do Sul. CES/Almedina.
Strauss, A. E Corbin, J. (2008), Basics of Qualitative Research. Sage.
Yin, Robert K. (2013) Case Study Research: Design and Methods. Sage.