Metodologias de Investigação

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
03018464
Área Científica
Metodologia de Investigação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular está organizada em sessões práticas com espaço para experimentação e teste de metodologias sob orientação dos docentes, que farão referência a estudos concretos e que evidenciarão os limites e desafios de cada metodologia abordada. Os materiais de leitura serão disponibilizados online, sendo adequados aos interesses dos estudantes e respetivas propostas de investigação. As sessões conjuntas de metodologia serão complementadas por atividades de tutoria dedicadas ao acompanhamento individual dos estudantes.     

Resultados de Aprendizagem

Este seminário oferece um espaço para os estudantes discutirem metodologias inovadoras num contexto inter e transdisciplinar das ciências sociais, bem como a adequação dessas metodologias aos seus projetos de tese. Exemplos de outras pesquisas assim como laboratórios experimentais permitirão aos/às estudantes analisar a coerência entre metodologias, perguntas e hipóteses de pesquisa.   

Estágio(s)

Não

Programa

O que é uma tese: da teoria à prática

O desenho de estudos de caso

O desafio da análise comparativa

Bases de dados e revisão da literatura

Competências de pesquisa, armazenamento e processamento de fontes de informação

Entrevistas

Questionários

Observação Participante

Escalas de Atitudes

Focus Groups

Introdução à análise quantitativa com recurso ao SPSS

Análise crítica de conteúdo e discurso

Análise qualitativa – o modelo da Grounded Theory

Análise qualitativa – Introdução ao MAXQDA

Análise qualitativa – Análise por Clusters

Trabalhar com representações gráficas

Política ontológica e considerações éticas

Após uma apresentação geral, os vários temas serão abordados em pequenos grupos de estudantes, favorecendo o diálogo entre aqueles que escolham abordagens similares ou complementares. Em cada módulo, os docentes procurarão apresentar os métodos de forma sistemática e sintética, através da sua aplicação prática

Docente(s) responsável(eis)

Giovanni Allegretti

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Bibliographic references are very variable, depending on the content of each research:

Burawoy. M et al. (2000, orgs.), Global ethnography: forces, connections, and imaginations in a postmodern world. University of California Press

Eco U. (2015), How to Write a Thesis, MIT Press

Faubion, J. D.; Marcus, Geoge E. (2009, eds), Fieldwork Is Not What It Used to Be. Cornell University Press.

Hart, C. (2009), Doing a Literature Review.  Sage.

Hill, M.; Hill, A. (2002), Investigação por questionário. Sílabo.

Krippendorf, K. (2013), Content Analyses. Sage.

Law, J. (2004) After Method. Routledge.

Reason, P.; Bradbury, H., (2001, eds), The SAGE Handbook of Action Research. Participative Inquiry and Practice. Sage

 

Sandoval, C. (2000) Methodology of the Oppressed. University of Minnesota Press.

Santos, B.; Meneses, P.(2009, orgs.), Epistemologias do Sul. CES/Almedina.

Strauss, A. E Corbin, J. (2008), Basics of Qualitative Research. Sage.

Yin, Robert K. (2013) Case Study Research: Design and Methods. Sage.