Governação, Conhecimentos e Participação
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2022-2023
03018447
Sociologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Compreensão escrita e oral e capacidade de expressão na língua inglesa.
Conhecimento das técnicas e estilos da escrita académica.
Métodos de Ensino
Esta UC apoia-se na apresentação e discussão do estado-da-arte e de um conjunto selecionado de estudos de caso nas três áreas mencionadas. Cada sessão tem uma breve apresentação de um estudo de caso pelo professor, seguida de discussão aberta entre os/as estudantes. No início de cada sessão, é designado um/uma estudante para tirar notas da discussão e preparar uma síntese e comentário dos principais pontos desta, a apresentar na sessão seguinte. Os materiais bibliográficos são distribuídos com antecedência. A avaliação inclui a elaboração, por cada estudante, de um ensaio escrito.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo central desta UC é a aquisição de conhecimentos e de competências nos domínios 1) das formas de apropriação do conhecimento científico e de tecnologias na governação das sociedades contemporâneas, à luz dos debates em curso sobre democracia e cidadania; 2) das configurações biopolíticas e tecnopolíticas dominantes e emergentes; 3) dos modos de constituição de públicos e de participação em situações problemáticas ou de controvérsia envolvendo, nomeadamente, a ciência, a tecnologia, a saúde e o ambiente; 4) das respostas a situações de risco e de vulnerabilidade.
Pretende-se que os/as alunos/as identifiquem e analisem criticamente as abordagens teóricas desta área de estudos, bem como variados estudos de caso que permitam dar a conhecer contribuições e experiências diversas, do Norte e do Sul. Procura-se assim promover o diálogo entre diferentes abordagens e casos.
Estágio(s)
NãoPrograma
O seminário oferece uma introdução alargada às principais correntes teóricas, linhas de investigação e debates que dizem respeito aos seguintes temas:
- A relação entre conhecimento, tecnologias e governação, e o papel do conhecimento científico e especializado;
- A pluralidade das formas de conhecimento; os conflitos e controvérsias e a construção do conhecimento público;
- Participação pública: como incluir e construir a pluralidade de conhecimentos e de atores;
- Participação cidadã e deliberação.
Estes temas serão abordados através da discussão de casos das áreas da saúde, das biociências e biotecnologias emergentes e do ambiente.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Raquel Borges Barros de Matos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Ensaio/Artigo científico (70%); presença/participação ativa (30%): 100.0%
Bibliografia
Blondiaux, L.; e Sintomer, Y. (2002), “L’imperatif déliberatif”, Politix, Vol. 15, n. 57,pp 17-35.
Callon, M. et alii (2009). Acting in an Uncertain World: An Essay on Technical Democracy. MIT Press,
Da Costa, B.; Philip, K. (orgs.) Tactical Biopolitics: Art, Activism, and Technoscience. MIT Press.
Dowty, R.A.; Allen, B.L. (orgs.) (2011) Dynamics of Disaster: Lessons on Risk, Response and Recovery. Routledge.
Fung, A.; Wright, E. O. (2001), “Deepening Democracy: Innovations in Empowered Participatory Governance”, Politics Society 2001, 29, 5, pp. 5-41.
Mitchell, T. (2002) Rule of Experts: Egypt, Techno-Politics, Modernity Univ. of California Press.
Nowotny, H. et alii (2001) Re-Thinking Science: Knowledge and the Public in an Age o Uncertainty. Polity Press.
Pateman, C. (2012), “Participatory Democracy Revisited”, Perspectives on Politics, 10, 1, 7-19.
Santos, B.(2004, org.) Semear outras soluções: Os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Afrontamento.