Governação, Conhecimentos e Participação

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03018447
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Compreensão escrita e oral e capacidade de expressão na língua inglesa.

Conhecimento das técnicas e estilos da escrita académica.   

Métodos de Ensino

Esta UC apoia-se na apresentação e discussão do estado-da-arte e de um conjunto selecionado de estudos de caso nas três áreas mencionadas. Cada sessão tem uma breve apresentação de um estudo de caso pelo professor, seguida de discussão aberta entre os/as estudantes. No início de cada sessão, é designado um/uma estudante para tirar notas da discussão e preparar uma síntese e comentário dos principais pontos desta, a apresentar na sessão seguinte. Os materiais bibliográficos são distribuídos com antecedência. A avaliação inclui a elaboração, por cada estudante, de um ensaio escrito.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo central desta UC é a aquisição de conhecimentos e de competências nos domínios 1) das formas de apropriação do conhecimento científico e de tecnologias na governação das sociedades contemporâneas, à luz dos debates em curso sobre democracia e cidadania; 2) das configurações biopolíticas e tecnopolíticas dominantes e emergentes; 3) dos modos de constituição de públicos e de participação em situações problemáticas ou de controvérsia envolvendo, nomeadamente, a ciência, a tecnologia, a saúde e o ambiente; 4) das respostas a situações de risco e de vulnerabilidade.

Pretende-se que os/as alunos/as identifiquem e analisem criticamente as abordagens teóricas desta área de estudos, bem como variados estudos de caso que permitam dar a conhecer contribuições e experiências diversas, do Norte e do Sul. Procura-se assim promover o diálogo entre diferentes abordagens e casos.

Estágio(s)

Não

Programa

O seminário oferece uma introdução alargada às principais correntes teóricas, linhas de investigação e debates que dizem respeito aos seguintes temas:

- A relação entre conhecimento, tecnologias e governação, e o papel do conhecimento científico e especializado;

- A pluralidade das formas de conhecimento; os conflitos e controvérsias e a construção do conhecimento público;

- Participação pública: como incluir e construir a pluralidade de conhecimentos e de atores;

- Participação cidadã e deliberação.

Estes temas serão abordados através da discussão de casos das áreas da saúde, das biociências e biotecnologias emergentes e do ambiente.    

Docente(s) responsável(eis)

João Carlos Freitas Arriscado Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Ensaio/Artigo científico (70%); presença/participação ativa (30%): 100.0%

Bibliografia

Blondiaux, L.; e Sintomer, Y. (2002), “L’imperatif déliberatif”, Politix, Vol. 15, n. 57,pp 17-35.

Callon, M. et alii (2009). Acting in an Uncertain World: An Essay on Technical Democracy. MIT Press,

Da Costa, B.; Philip, K. (orgs.) Tactical Biopolitics: Art, Activism, and Technoscience. MIT Press.

Dowty, R.A.; Allen, B.L. (orgs.) (2011) Dynamics of Disaster: Lessons on Risk, Response and Recovery. Routledge.

Fung, A.; Wright, E. O. (2001), “Deepening Democracy: Innovations in Empowered Participatory Governance”, Politics Society 2001, 29, 5, pp. 5-41.

Mitchell, T. (2002) Rule of Experts: Egypt, Techno-Politics, Modernity Univ. of California Press.

Nowotny, H. et alii (2001) Re-Thinking Science: Knowledge and the Public in an Age o Uncertainty. Polity Press.

Pateman, C. (2012), “Participatory Democracy Revisited”, Perspectives on Politics, 10, 1, 7-19.

Santos, B.(2004, org.) Semear outras soluções: Os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Afrontamento.