Governação, Conhecimentos e Participação

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
03018447
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Compreensão escrita e oral e capacidade de expressão na língua inglesa

Conhecimento das técnicas e estilos da escrita académica  

Métodos de Ensino

Esta UC apoia-se na apresentação e discussão do estado da arte e de um conjunto selecionado de estudos de caso nas três áreas mencionadas. Cada sessão tem uma breve apresentação de um estudo de caso pelo professor, seguida de discussão aberta entre os estudantes. No início de cada sessão, é designado um/uma estudante para tirar notas da discussão e preparar uma síntese e comentário dos principais pontos desta, a apresentar na sessão seguinte. Os materiais bibliográficos são distribuídos com antecedência. A avaliação inclui a elaboração, por cada estudante, de um ensaio escrito.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo central desta UC é a aquisição de conhecimentos e competências nos domínios 1) das formas de apropriação do conhecimento científico e de tecnologias na governação das sociedades contemporâneas, à luz dos debates em curso sobre democracia e cidadania; 2) das configurações biopolíticas e tecnopolíticas dominantes e emergentes; 3) dos modos de constituição de públicos e de participação em situações problemáticas ou de controvérsia envolvendo, nomeadamente, a ciência, a tecnologia, a saúde e o ambiente; 4) das respostas a situações de risco e de vulnerabilidade.

Pretende-se que os alunos identifiquem e analisem criticamente as abordagens teóricas desta área de estudos, bem como variados estudos de caso que permitam dar a conhecer contribuições e experiências diversas, do Norte e do Sul. Procura-se assim promover o diálogo entre diferentes abordagens e casos.

Estágio(s)

Não

Programa

O seminário oferece uma introdução alargada às principais correntes teóricas, linhas de investigação e debates que dizem respeito aos seguintes temas:

- A relação entre conhecimento, tecnologias e governação, e o papel do conhecimento científico e especializado;

- A pluralidade das formas de conhecimento; os conflitos e controvérsias e a construção do conhecimento público;

- Participação pública: como incluir e construir a pluralidade de conhecimentos e de atores;

- Participação cidadã e deliberação.

Estes temas serão abordados através da discussão de casos das áreas da saúde, das biociências e biotecnologias emergentes e do ambiente.   

Docente(s) responsável(eis)

João Carlos Freitas Arriscado Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Blondiaux, L.; e Sintomer, Y. (2002), “L’imperatif déliberatif”, Politix, Vol. 15, n. 57,pp 17-35.

Callon, M. et alii (2009). Acting in an Uncertain World: An Essay on Technical Democracy. MIT Press,

Da Costa, B.; Philip, K. (orgs.) Tactical Biopolitics: Art, Activism, and Technoscience. MIT Press.

Dowty, R.A.; Allen, B.L. (orgs.) (2011) Dynamics of Disaster: Lessons on Risk, Response and Recovery. Routledge.

Fung, A.; Wright, E. O. (2001), “Deepening Democracy: Innovations in Empowered Participatory Governance”, Politics Society 2001, 29, 5, pp. 5-41.

Mitchell, T. (2002) Rule of Experts: Egypt, Techno-Politics, Modernity Univ. of California Press.

 

Nowotny, H. et alii (2001) Re-Thinking Science: Knowledge and the Public in an Age o Uncertainty. Polity Press.

 

Pateman, C. (2012), “Participatory Democracy Revisited”, Perspectives on Politics, 10, 1, 7-19.

 

Santos, B.(2004, org.) Semear outras soluções: Os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Afrontamento.