Eurocentrismo e (Anti)Racismo
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2022-2023
03018436
Sociologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
- Familiaridade com conceitos-base, abordagens e metodologias das ciências sociais
- Capacidade de expressão escrita e oral em inglês
- Conhecimento das técnicas e estilos da escrita académica.
Métodos de Ensino
- Análise de um tema-chave pelo docente: exposição teórica e ilustração empírica;
- Apresentação de um ou dois textos de leitura obrigatória pelos estudantes;
- Debate alargado, auxiliado por documentários e outros recursos pedagógicos, para promover o uso das ferramentas analíticas-chave.
A avaliação considerará: presença nas aulas, apresentação de textos, participação na discussão, um Portefólio sobre os temas e a bibliografia do programa. Valorizar-se-á o aprofundamento teórico-analítico, a capacidade de reflexão crítica sobre situações quotidianas e a articulação com debates relevantes.
Resultados de Aprendizagem
Aquisição de ferramentas teórico-analíticas críticas e interdisciplinares sobre Eurocentrismo e (anti-)racismo, a sua historicidade e debates político-académicos associados. Objetivos específicos: a) compreensão histórica de 'raça'/racismo como categorias e fenómenos políticos intrínsecos ao projeto e discurso da modernidade, e, portanto, ao colonialismo e à formação dos estados-nação; b) análise crítica das configurações atuais e das concepções dominantes do racismo, considerando as estruturas políticas e socioeconómicas mais amplas; c) reflexão sobre o papel da academia e das políticas públicas sobre integração/inclusão na fixação dos termos do debate, com consequências para a perpetuação de estruturas de privilégio. Os estudantes que concluírem com aproveitamento este seminário deverão conhecer e analisar criticamente textos académicos e debates políticos neste âmbito e a sua relação com noções como democracia, nação e inclusão.
Estágio(s)
NãoPrograma
O seminário explora as inter-relações entre racismo e cidadania a partir de dois eixos:
a) 'Raça', colonialismo e a construção de europeidade;
b) Racismo, produção de conhecimento, políticas públicas e lutas políticas.
- Eurocentrismo, 'Raça' e o Discurso da Modernidade
- (Anti)Colonialismo e a Compreensão Histórica de 'Raça'/Racismo
- Concepções Dominantes de Racismo no Pós-Holocausto
- (Anti)Racismo, Estado-Nação e Cidadania na Europa
- Conhecimento, Políticas Públicas e o ‘Imaginário Imigrante’
- Debates Contemporâneos: História e Memorialização do Colonialismo e da Escravização
- Debates Contemporâneos: Secularismo e Islamofobia na Europa
- Debates Contemporâneos: Media e Discurso sobre Minorias/Imigrantes
- Debates Contemporâneos: Institucionalização do Racismo contra os Roma na Educação
- Poder e (Re)Produção do Conhecimento: Desafios ao Racismo e ao Eurocentrismo.
Docente(s) responsável(eis)
Marta Maria de Oliveira Pacheco de Araújo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação de texto na aula (20%) Portfolio (60%); presença/participação (20%): 100.0%
Bibliografia
Araujo M., Maeso S. (2015, eds) Eurocentrism, Racism and Knowledge: Debates on History and Power in Europe and the Americas, Palgrave
Essed P., Nimako K. (2006) Cultures of Scholarship and Public Policy on Immigrants/Minorities in the Netherlands, Int. Journal of Comparative Sociology
Fanon F. (1986 [1952]) Black Skin, White Masks, Pluto Press
Goldberg D.T. (2002) The Racial State, Blackwell
Hall S. (1992) The West and the Rest: Discourse and Power, in Formations of Modernity, Polity Press
Lentin A.; Titley G. (2011) The Crises of Multiculturalism: Racism in a Neoliberal Age, Zed Books
Maldonado-Torres N. (2017) Coloniality of Human Rights, RCCS
Quijano A. (2000) Coloniality of Power, Eurocentrism and Latin America, Nepantla
Santos B. (2007) Beyond Abyssal Thinking: From Global Lines to Ecologies of Knowledges
Sayyid S. et alii (2006) A Postcolonial People, Hurst
Trouillot M.R .(1995) Silencing the Past: Power and the Production of History.