Eurocentrismo e (Anti)Racismo
1
2016-2017
03018436
Sociologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
- Capacidade de expressão escrita e oral em inglês
- Conhecimento das técnicas e estilos da escrita académica
Métodos de Ensino
- Análise de um tema chave pelo docente: exposição teórica e ilustração empírica;
- Apresentação de dois textos de leitura obrigatória por dois estudantes;
- Debate alargado, auxiliado por documentários e outros materiais, para promover o uso das ferramentas analíticas chave.
A avaliação considerará: presença nas aulas, apresentação de textos, participação na discussão, um ensaio (até 50.000 car.) sobre temas e bibliografia do programa. Valorizar-se-á o aprofundamento teórico-analítico e a bibliografia adicional.
Resultados de Aprendizagem
Aquisição de ferramentas teórico-analíticas críticas e interdisciplinares sobre Eurocentrismo e (anti-)racismo que dialoguem com a historicidade dos conceitos, as lutas políticas e a produção do conhecimento. Objetivos específicos: a) compreensão histórica de raça/racismo como categorias e fenómenos políticos intrínsecos ao projeto e discurso da modernidade, e, portanto, ao colonialismo e à formação dos estados-nação; b) análise crítica das configurações atuais e das conceções dominantes do racismo, considerando as estruturas políticas e socioeconómicas mais amplas; c) reflexão sobre o papel da academia e das políticas públicas sobre integração/inclusão na fixação dos termos do debate, com consequências para a perpetuação de estruturas de privilégio. Os estudantes que concluírem com aproveitamento este seminário deverão conhecer e analisar criticamente textos académicos e debates políticos neste âmbito e a sua relação com noções como democracia, nação e inclusão.
Estágio(s)
NãoPrograma
O seminário explora as inter-relações entre racismo e cidadania a partir de dois eixos: a) racismo, colonialismo e o mito da modernidade; b) políticas públicas, lutas políticas e produção de conhecimento.
- Eurocentrismo, Raça e o Discurso da Modernidade
- (Anti)Colonialismo e a Compreensão Histórica de Raça/Racismo
- Conceções Dominantes de Racismo no Pós-Holocausto
- (Anti)Racismo, Estado-Nação e Cidadania na Europa
- Academia, Políticas Públicas e o ‘Imaginário Imigrante’
- Debates Contemporâneos: História e Memorialização da Escravatura
- Debates Contemporâneos: Islamofobia e Secularismo
- Debates Contemporâneos: Racismo Institucional na Educação
- Debates Contemporâneos: Media e Discurso sobre Minorias/Imigrantes
- Poder e (Re)Produção do Conhecimento: Desafios ao Racismo e ao Eurocentrismo
Docente(s) responsável(eis)
Marta Maria de Oliveira Pacheco de Araújo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Araujo M., Maeso S. (2015, eds), Eurocentrism, Racism and Knowledge: Debates on History and Power in Europe and the Americas, Palgrave
Arendt, A. (1958), The Origins of Totalitarianism, Meridian
Essed P., Nimako K. (2006), “Cultures of Scholarship and Public Policy on Immigrants/Minorities in the Netherlands”, Int. Journal of Comparative Sociology, 08/2006;47
Fanon F. (1986 [1952]), Black Skin, White Masks, Pluto Press
Goldberg D.T. (2002), The Racial State, Blackwell
Hall S. (1992), “The West and the Rest: Discourse and Power”, in Formations of Modernity, Polity Press
Lentin A.; Titley G. (2011), The Crises of Multiculturalism: Racism in a Neoliberal Age, Zed Books
Quijano A. (2000), Coloniality of Power, Eurocentrism and Latin America, Nepantla
Santos B. (2007), “Beyond Abyssal Thinking: From Global Lines to Ecologies of Knowledges”, Eurozine, 29/06
Sayyid S. et alii (2006), A Postcolonial People, Hurst
Trouillot M.R.(1995), Silencing the past: Power and the Production of History, Beacon Press