Sustentabilidade Cultural

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02031515
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências para comunicar (oralmente e por escrito) em língua inglesa.

Métodos de Ensino

Baseada, sobretudo, em aulas virtuais (centradas em leituras e discussões), a unidade curricular procura fazer com que os estudantes trabalhem em pequenos grupos, de base internacional, envolvendo as universidades participantes. As aulas introdutórias e as aulas presenciais permitirão uma discussão das leituras, avaliar os progressos realizados e identificar questões relevantes. Em cada aula, de modo individual, os estudantes apresentam e criticam leituras que tenham feito de modo a dinamizar discussões de grupo sobre diferentes temas. Na primavera de 2017, além da Universidade de Coimbra, participarão nas discussões estudantes das universidades finlandesas de Jyväskylä e de Turku. 

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes devem conseguir:

- Identificar as diferentes, e frequentemente conflituais, perspetivas culturais e disciplinares relativas à sustentabilidade;

- Reconhecer a relação entre a sustentabilidade cultural e as políticas culturais;

- Avaliar criticamente diferentes casos práticos e realidades cujo objetivo visa melhorar a sustentabilidade cultural;

- Melhorar as suas competências orais e escritas em contextos de trabalho interdisciplinar e de equipas internacionais.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular aborda as dimensões da sustentabilidade que se interrelacionam entre si e o conceito de desenvolvimento sustentável a partir de perspetivas do campo da cultura. Reúne professores e estudantes de variadas origens, promovendo discussões interdisciplinares acerca do modo como a cultura, o poder e a ecologia interagem em relações entre o humano e o ambiente. A unidade curricular aborda criticamente os desafios inerentes ao desiderato da busca de uma sustentabilidade culturalmente sensível a uma escala local, regional e global, assim como o papel das políticas culturais. Releva ainda as questões conceptuais inerentes à relação entre sustentabilidade cultural e políticas culturais. Envolve também os estudantes em estudos de caso práticos; ou seja, estudos no domínio do planeamento urbano, desenvolvimento rural, etc.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%