Tópicos de Economia da Saúde

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01015866
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta é uma unidade curricular opcional de Economia ao nível da licenciatura. Sendo uma disciplina de Economia pretende-se que seja também acessível para alunos de outras áreas relacionadas que não a Economia. O domínio da língua inglesa, oral e escrito, é evidentemente, imprescindível.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem: o enquadramento dos temas com recurso à apresentação de dados e indicadores nacionais e internacionais pertinentes; a exposição e explanação de conceitos e modelos; discussão de textos e de medidas concretas de política de saúde.

Promove-se também a participação dos alunos, incluindo a apresentação oral de trabalhos, privilegiando-se uma abordagem crítica e articulada com os tópicos discutidos na unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

É importante que o futuro licenciado em Economia compreenda as especificidades, potencialidades e limitações, da aplicação da análise económica ao setor da saúde e a forma como esta análise pode beneficiar, num contexto de escassez de recursos, as escolhas dos indivíduos e as políticas de saúde.

No final da unidade curricular, o estudante deverá conhecer os principais tópicos de discussão sobre o sector da saúde  e deve também ser capaz de utilizar princípios e instrumentos básicos da análise económica para avaliar criticamente aspetos e acontecimentos no setor da saúde, bem como ser capaz de fazer leituras críticas de artigos publicados em revistas científicas da especialidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Na unidade curricular são abordados diversos tópicos de economia da saude: Aspetos específicos do setor da saúde e da economia da saúde; Organização dos sistemas de saúde; Procura de saúde e de cuidados de saúde; Assimetria de informação e o comportamento dos agentes; Seguros de saúde; Produção e oferta de cuidados de saúde; Modos de pagamento aos prestadores e eficiência; Equidade no financiamentone e utilização de cuidados de saúde;  Avaliação económica.

Docente(s) responsável(eis)

Carlota Maria Miranda Quintal

Métodos de Avaliação

Avaliação
Oral presentations in the classroom: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

FOLLAND, Sherman ; GOODMAN, Allen C ; STANO, Miron - The economics of health and health care. 6th ed.. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2010. [BP 614 FOL]

 

 

DRUMMOND, Michael and McGUIRE, Alistair (editors)- Economic evaluation in health care: merging theory and practice. Reprinted. Oxford: Oxford Univerity Press, 2010. [BP 614 ECO]

 

DRUMMOND, Michael et al. - Methods for the economic evaluation of health care programmes.  3rd ed.. Oxford : Oxford University Press, 2005. [BP 614 MET]

 

 

PHELPS, Charles E. - Health economics. 4th ed.. Boston : Pearson, 2010. [BP 614 PHE]