Introdução à Economia do Trabalho

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01015840
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

  Conhecimentos da Língua Inglesa e Microeconomia I e II (1.º ciclo). 

Métodos de Ensino

 O curso sublinha as diferentes problemáticas tanto de uma forma intuitiva como de forma mais analítica. Os alunos terão acesso a notas e apontamentos destinados a uma melhor compreensão dos aspetos-chave da discussão. Espera-se que os alunos participem ativamente na discussão. O teste intercalar e o teste de exame final farão simultaneamente apelo à compreensão intuitiva dos conceitos e à sua derivação formal. Complementarmente, os alunos terão de elaborar um ensaio de 5 páginas sobre um tema à sua escolha. Neste caso, o que se pretende é que o aluno possa refletir autonomamente. 

Resultados de Aprendizagem

 O curso visa proporcionar uma sólida introdução à economia do trabalho, em especial no que diz respeito ao estudo da relação de emprego e ao investimento em capital humano. Pretende-se pois que os alunos compreendam: a) a teoria e o alcance da economia do trabalho; b) a forma como o mercado de trabalho pode ser analisado recorrendo a diferentes abordagens; e c) o método experimental de investigação, adaptado às questões das relações de trabalho e do emprego.

Estágio(s)

Não

Programa

 O curso abrange quatro temas principais: 1. A procura de trabalho; 2. A economia da relação de trabalho; 3. Trabalho e relações industriais na Europa; 4. O investimento em educação e formação profissional. Estes tópicos são extraídos a partir de um conjunto de fontes bibliográficas a disponibilizar no início do curso. Subtópicos a realçar: a procura de trabalho (com um, dois e n fatores de produção); a procura de horas de trabalho; direito do trabalho (firing-at-will; contratos de trabalho; contratos eficientes); modelos de determinação dos salários; instituições do mercado de trabalho e desempenho agregado (emprego e desemprego); schooling model e a equação de salários. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%