Política Hídrica Internacional

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01015823
Área Científica
Ciência Política-Relações Internacionais
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa dada a bibliografia de apoio à unidade curricular ser exclusivamente neste idioma e aulas serem lecionadas em inglês.

Métodos de Ensino

Sessões expositivas para introdução dos conceitos e debates teóricos. Sessões participativas para analisar assuntos específicos dentro do quadro conceptual previamente definido.

Resultados de Aprendizagem

   

Objetivos gerais

Familiarizar os/as estudantes com os debates associados à temática da governação da água num quadro disciplinar de Relações Internacionais.

Competências e objetivos específicos

* compreender e analisar criticamente a relação entre os modelos de governação da água nacionais e internacionais

* analisar criticamente os conceitos de soberania, segurança, ajuda pública ao desenvolvimento e mercadorização aplicados às dinâmicas de governação de água nacionais e internacionais

* analisar criticamente o papel dos diferentes atores relevantes para a política hídrica internacional

Competências genéricas

Capacidade de análise crítica e de síntese; comunicação escrita; capacidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular incluem a apresentação e discussão de debates teóricos transversais a várias temáticas, mas com uma incidência direta sobre política hídrica internacional. Estes debates incluem a análise de modelos de governação hídrica nacionais e internacionais, recorrendo a diferentes conceitos como soberania, segurança, apoio ao desenvolvimento e mercadorização. As questões associadas aos diferentes debates serão ilustradas com casos específicos.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Duarte Lopes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%