Química Analítica II

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01005026
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Química Geral I e II, Química Física I e II, Química Analítica I.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino das aulas teóricas e teórico-práticas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina. As aulas teóricas permitem fundamentar o ensino em bases sólidas e aprofundadas, permitindo a compreensão dos diferentes aspectos da química analítica. Elas são apoiadas em apresentações com textos e meios audiovisuais, havendo oportunidade de discutir os conceitos mais difíceis. O ensino teórico-prático acompanha as aulas teóricas com intervenção activa dos alunos na resolução dos problemas que são fornecidos no início do semestre e são objecto de estudo antes da respectiva aula.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos da unidade curricular são de dar a conhecer os fundamentos de diferentes tópicos da química analítica, de entender a sua importância e ilustrar as suas aplicações.

Competências a serem desenvolvidas:

 - Conhecimento e capacidade de compreensão: compreensão e uso de conceitos em química, capacidade de sintetizar a informação, capacidade em raciocínio crítico

 - Aplicação de conhecimentos e compreensão: aplicar conhecimentos na resolução de problemas em situações novas na área de Química Analítica

 - Realização de julgamento/tomada de decisão:  capacidade de interpretar problemas de química no âmbito geral ao nível de Química Analítica, saber fundamentar e argumentar decisões oralmente e por escrito

 - Comunicação:  ter adquirido competências que lhe permitam comunicar informação, de modo claro,  mostrando ter adquirido as bases fundamentais da Química Analítica.

 - Competências de auto-aprendizagem:  tenham competências que lhes permitam uma auto-aprendizagem.

Estágio(s)

Não

Programa

Métodos espectroscópicos. Espectroscopia de ressonância magnética nuclear, infravermelho, absorção e emissão por moléculas no ultravioleta-visível. Absorção e emissão atómicas; fluorescência atómica. Raios-X: absorção, emissão, fluorescência; espectroscopia fotoeletrónica.

Técnicas hifenadas. Cromatografia gasosa/espectrometria de massa, GC-MS, cromatografia líquida de alta eficiência/espectrometria de massa, HPLC-MS; GC-FTIR e HPLC-FTIR; plasma acoplada a cromatografia e indutivamente-espectrometria de massa, ICP-MS.

Métodos eletroquímicos. Transporte de massa, cinética e material do elétrodo.

Métodos potenciométricos: elétrodos seletivos de iões, elétrodos de enzimas. Métodos voltamétricos: varrimento, de degrau e de impulso, técnicas ac. Métodos de pré-concentração.

Sistemas analíticos e sensores. Análise em fluxo e por injeção. Microssistemas analíticos totais. Características de sensores químicos. Miniaturização. Exemplos de sensores químicos, biossensores e imunossensores.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Luís Gabriel Ferreira da Silva Costa Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

D.C. Harris, “Quantitative chemical analysis”, 7a ed., Freeman, New York, 2007.

D.A. Skoog, D.M. West, F.J. Holler, “Fundamentals of analytical chemistry”, 7a ed.,

Saunders College Publishing, 1997.

C.M.A. Brett, A.M. Oliveira Brett, “Electroanalysis”, Oxford University Press, Oxford, 1998.

D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman, “Principles of instrumental analysis”, 5a ed.,

Harcourt Brace and Co., 1998.

G. Schwedt, “The Essential Guide to Analytical Chemistry”, Wiley, Chichester, 1997.

R. Kellner et al. eds., “Analytical Chemistry”, Wiley-VCH, Weinheim, 1998.