Revisões Sistemáticas e Meta-Análises

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01015795
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de estatística descritiva e inferencial correspondentes aos leccionados nas unidades curriculares de frequência obrigatória dos dois primeiros anos do curso de Mestrado Integrado em Medicina

Métodos de Ensino

Expositivo, dialéctico,  resolução de problemas práticos, supervisão de trabalho realizado independentemente pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

* Aprender a distinguir entre revisão narrativa e revisão sistemática

* Reconhecer as características de diferentes tipos de revisões sistemáticas

* Conhecer as diferentes guidelines propostas para a execução de revisões sistemáticas

* Aprender os passos envolvidos na escrita de uma revisão sistemática

* Aprender a reconhecer quando é adequado fazer meta-análises

* Aprender técnicas de meta-análises

Estágio(s)

Não

Programa

* Identificação das características de diferentes tipos de revisões: narrativas, sistemáticas, scoping, meta-análises

* Guidelines disponíveis para a realização de uma revisão sistemática

* Escolha da questão de investigação da revisão: modelo PICO

* Técnicas avançadas de pesquisa bibliográfica

* Processo de escolha de artigos relevantes

* Técnicas de avaliação dos artigos e de enviezamentos

* Como fazer e para que serve uma meta-análise

* Interpretação e visualização de resultados de meta-análises: da análise exploratória à síntese e validação

* Exemplos de revisões sistemáticas e de meta-análises

* Erros comuns em revisões sistemáticas e meta-análisess

Docente(s) responsável(eis)

Otília da Anunciação Cardoso d'Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

* Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group (2009) Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med 6(7): e1000097. doi:10.1371/journal.pmed.1000097

* Grant, M. J. and Booth, A. (2009), A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, 26: 91–108. doi: 10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x

* Green S, Higgins J, eds (2005) Glossary. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions 4.2.5. The Cochrane Collaboration. Available: http:// www.cochrane.org/resources/glossary.htm. Accessed 19 May 2009.

* Pham M. T., Rajić A., Greig J. D., Sargeant J. M., Papadopoulos A. and McEwen S. A. (2014), A scoping review of scoping reviews: advancing the approach and enhancing the consistency, Research Synthesis Methods, 5, pages 371–385, DOI: 10.1002/jrsm.1123