Marketing Digital
1
2022-2023
02031344
Gestão/Marketing
Português
Presencial
5.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do trimestre. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelo docente.
Os alunos serão acompanhados pelo docente ao longo da criação do plano.
Resultados de Aprendizagem
- Desenvolver a compreensão da natureza do Marketing Digital inserido nas estratégias da empresa/marca
- Compreender o potencial do novo processo de comunicação com o cliente usando o ecossistema digital
- Definir uma estratégia de conteúdos digitais.
- Definir o processo de recolha de insights e segmentação digital (criação de personas)
- Conhecer os processos legais no marketing digital
- Perceber as tendências na área digital
- Criar uma campanha de meios digitais, definindo conteúdos, canais, segmentos de mercado e optimização de conteúdos
- Identificar fontes de conversão de potenciais clientes em vendas (campanhas virais, funis de conteúdos, campanhas de email automáticas, PPC (pay per click) , pesquisa e inserção de palavras chave e optimização de websites e landing pages
- Identificar as melhores métricas de acordo com os canais digitais, de forma a maximizar o retorno do investimento (ROI)
- Desenvolver um plano de marketing digital para um produto.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os alunos serão integrados em grupos de cinco elementos que terão como responsabilidade a criação de um plano de marketing digital estruturado de acordo com os seguintes tópicos:
- Seleção de uma marca/produto
- Caracterização do produto/marca
- Avaliação da presença digital da marca e da sua concorrência
- Caracterização da segmentação de mercado (segmentação digital)
- Definição dos objetivos da campanha de marketing digital
- Criação da estratégia digital (conteúdos, canais e métricas)
- Plano de conteúdos
- Otimização dos conteúdos
- Apresentação de um Plano de Marketing Digital final de um produto/marca
No final de cada sessão existirá um trabalho para casa alusivo a cada temática que permitirá no final completar cada um dos capítulos do Plano de Marketing Digital.
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Economia
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
KOTLER, Philip, Marketing 3.0. Elsevier, 2010.
KOTLER, Philip, Marketing 3.0 Values-driven marketing. Elsevier, 2011.