Marketing Digital

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02031344
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do trimestre. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelo docente.

Os alunos serão acompanhados pelo docente ao longo da criação do plano.  

Resultados de Aprendizagem

- Desenvolver a compreensão da natureza do Marketing Digital inserido nas estratégias da empresa/marca

- Compreender o potencial do novo processo de comunicação com o cliente usando o ecossistema digital

- Definir uma estratégia de conteúdos digitais.

- Definir o processo de recolha de insights e segmentação digital (criação de personas)

- Conhecer os processos legais no marketing digital

- Perceber as tendências na área digital

- Criar uma campanha de meios digitais, definindo conteúdos, canais, segmentos de mercado e optimização de conteúdos

- Identificar fontes de conversão de potenciais clientes em vendas (campanhas virais, funis de conteúdos, campanhas de email automáticas, PPC (pay per click) , pesquisa e inserção de palavras chave e optimização de websites e landing pages

- Identificar as melhores métricas de acordo com os canais digitais, de forma a maximizar o retorno do investimento (ROI)

- Desenvolver um plano de marketing digital para um produto. 

Estágio(s)

Não

Programa

Os alunos serão integrados em grupos de cinco elementos que terão como responsabilidade a criação de um plano de marketing digital estruturado de acordo com os seguintes tópicos:

- Seleção de uma marca/produto

- Caracterização do produto/marca

- Avaliação da presença digital da marca e da sua concorrência

- Caracterização da segmentação de mercado (segmentação digital)

- Definição dos objetivos da campanha de marketing digital

- Criação da estratégia digital (conteúdos, canais e métricas)

- Plano de conteúdos

- Otimização dos conteúdos

- Apresentação de um Plano de Marketing Digital final de um produto/marca

No final de cada sessão existirá um trabalho para casa alusivo a cada temática que permitirá no final completar cada um dos capítulos do Plano de Marketing Digital.  

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

KOTLER, Philip, Marketing 3.0. Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip, Marketing 3.0 Values-driven marketing. Elsevier, 2011.