Teoria Social e Moderna

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01015756
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

  As leituras propostas no programa correspondem às temáticas abordadas semanalmente. Nas aulas teóricas serão expostas o contexto e as principais ideias e conceitos da obra a ser tratada nessa semana. Nas aulas teórico-práticas a participação dos alunos via discussão na aula ou no grupo de trabalho permitirá oportunidades para aprendizagem, possibilitando que outras experiências e perspetivas sejam debatidas. Intenta-se fomentar o intercâmbio de ideias e a construção de argumentos académicos sólidos. 

Resultados de Aprendizagem

  O intuito desta disciplina é transmitir teorias centrais das ciências sociais modernas. Estudar-se-á a sua génese, os conceitos mais relevantes sobre a sociedade e o individuo, novas conceptualizações sobre o passado e presente, bem como questões metodológicas, de modo a instigar o pensamento crítico entre os alunos. Assim, inicia-se com leitura várias obras de autores clássicos dos séculos XIX e XX – Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber – mas cuja influência persiste na análise social e antropológica contemporânea.

No final do ano os alunos devem poder caracterizar as principais correntes dos autores abordados, articular sobre a relação existente entre mudanças sociais, económicas e políticas verificadas entre final do século 18 e inicio século 20 e as teorias sociais emergente, estabelecer diferenças fundamentais entre estas, e identificar inovações conceptuais ou metodológicas que trouxeram para as ciências sociais.  

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina inicia com um olhar da história social sobre as condições (sociais, económicas e políticas) da génese e caracterização do paradigma científico moderno entre os séculos XVII-XIX. Grande parte da atenção centrar-se-á em algumas obras dos principais “pais” do pensamento científico moderno (Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber).

Estas obras são ainda hoje em dia elucidativas para debates e elaboração conceptual sócio-cultural contemporânea, centrais para compreender onde vão beber vários paradigmas analíticos antropológicos (i.e. funcionalismo, estrutural-funcionalismo, análise (neo) marxista).

Compreender algumas das obras dos principais “pais” (Marx, Durkheim e Weber) do pensamento científico moderno possibilitará ainda compreender as diferentes conceptualizações societais, os instrumentos metodológicos que conceberam e o peso que cada uma outorga a factores como classe ou religião para caracterizar a sociedade via meta-paradigmáticas da harmonia ou conflito.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Filipe Sousa Varanda Preces Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 100.0%

Bibliografia

  DURKHEIM, E, (1893) 1977. Da Divisão do Trabalho Social. Ed. Presença.

DURKEHIM, E. (1897) 1982 . O Suicídio, Lisboa: Ed. Presença.

DURKHEIM, E (1895) 1974 - Regras do Método Sociológico, Ed. Presença..

DURKHEIM, E, (1912), 2002, As formas elementares da vida religiosa, Celta Editora,.

GIDDENS, A, 1976. Capitalismo e moderna teoria social: uma análise das obras de Marx, Durkheim e Max Weber; Ed. Presença.

GIDDENS, A. 1995, As consequências da modernidade. Oeiras : Celta Editora.

HOBSBAWM, Eric. 2012, A era das revoluções: 1789-1848, Lisboa, Presença.

HOBSBAWM, Eric. 2002, A era dos extremos : história breve do século XX : 1914-1991. Ed. Presença.

MARX, 1844- Teses sobre Feuerbach

MARX- 1884- Manuscritos Económicos e Filosóficos

WEBER, Max- 1983 A ética protestante e o espírito do capitalismo, Ed. Presença.

WEBER, Max1978- Economy and society : an outline of interpretative sociology  (ed. Guenther Roth and Claus Wittich, Berkeley: University of California Press, 1978, vol 1, and vol. 2.