Teoria Social e Moderna
1
2021-2022
01015756
Antropologia Social e Cultural
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As leituras propostas no programa correspondem às temáticas abordadas semanalmente. Nas aulas teóricas serão expostas o contexto e as principais ideias e conceitos da obra a ser tratada nessa semana. Nas aulas teórico-práticas a participação dos alunos via discussão na aula ou no grupo de trabalho permitirá oportunidades para aprendizagem, possibilitando que outras experiências e perspetivas sejam debatidas. Intenta-se fomentar o intercâmbio de ideias e a construção de argumentos académicos sólidos.
Resultados de Aprendizagem
O intuito desta disciplina é transmitir teorias centrais das ciências sociais modernas. Estudar-se-á a sua génese, os conceitos mais relevantes sobre a sociedade e o individuo, novas conceptualizações sobre o passado e presente, bem como questões metodológicas, de modo a instigar o pensamento crítico entre os alunos. Assim, inicia-se com leitura várias obras de autores clássicos dos séculos XIX e XX – Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber – mas cuja influência persiste na análise social e antropológica contemporânea.
No final do ano os alunos devem poder caracterizar as principais correntes dos autores abordados, articular sobre a relação existente entre mudanças sociais, económicas e políticas verificadas entre final do século 18 e inicio século 20 e as teorias sociais emergente, estabelecer diferenças fundamentais entre estas, e identificar inovações conceptuais ou metodológicas que trouxeram para as ciências sociais.
Estágio(s)
NãoPrograma
A disciplina inicia com um olhar da história social sobre as condições (sociais, económicas e políticas) da génese e caracterização do paradigma científico moderno entre os séculos XVII-XIX. Grande parte da atenção centrar-se-á em algumas obras dos principais “pais” do pensamento científico moderno (Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber).
Estas obras são ainda hoje em dia elucidativas para debates e elaboração conceptual sócio-cultural contemporânea, centrais para compreender onde vão beber vários paradigmas analíticos antropológicos (i.e. funcionalismo, estrutural-funcionalismo, análise (neo) marxista).
Compreender algumas das obras dos principais “pais” (Marx, Durkheim e Weber) do pensamento científico moderno possibilitará ainda compreender as diferentes conceptualizações societais, os instrumentos metodológicos que conceberam e o peso que cada uma outorga a factores como classe ou religião para caracterizar a sociedade via meta-paradigmáticas da harmonia ou conflito.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Filipe Sousa Varanda Preces Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 100.0%
Bibliografia
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