Genética Evolutiva das Populações Humanas

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015722
Área Científica
Antropologia Biológica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

  A metodologia de ensino incluirá: i) aulas expositivas por parte do docente sobre os tópicos do programa; ii) visitas a locais da cidade de Coimbra onde é visível a influência cultural de povos que migraram para a Península Ibérica nos últimos 2 milénios; iii) realização de um trabalho prático no laboratório de genética humana onde serão aplicados os métodos e técnicas básicas no estudo da diversidade genética humana e iv) apresentação dos resultados em formato de poster.  

Resultados de Aprendizagem

  Os principais objectivos da unidade curricular Genética e Evolução Humana são compreender como o conhecimento da diversidade do genoma é importante para inferir a história evolutiva da espécie humana e reconstruir a história demográfica das populações actuais.

Estágio(s)

Não

Programa

Fundamentos teóricos da genética evolutiva.

Estrutura, função, hereditariedade e diversidade do genoma humano.

Processos que originaram diversidade do genoma actual: seu reflexo na história demográfica das populações; importância do ancestral comum mais recente; teoria da coalescência; cromossoma Y e o ADNm no estudo da evolução humana; origem dos humanos modernos: saída de África para Ásia, Austrália e Europa.

Registo genético do passado: ADN antigo; degradação e contaminação: principais dificuldades do seu estudo; aplicação na reconstrução da história evolutiva da população humana; colonização do VM, Austrália e Américas

Impacto da migração/colonização na microevolução humana: migrações de Fenícios, Judeus e Muçulmanos para PI; migração anglo-saxónica, Europeus e Africanos para Brasil.

Evolução genética e cultural: sistema hereditário dual; práticas culturais na evolução do genoma humano; impacto da cultura no desenvolvimento do cérebro humano; coevolução de genes e linguagens.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pratas Alvarez

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

  1. Jobling M, Hollox E, Hurles M, Kivisild T and Tyler-Smith C (2013)  Human Evolutionary Genetics. Garland Science, Abingdon and New York (New York, USA).
  2. Hedrick, P. W. (2005). Genetics of Populations. Jones and Bartlett Publishers

               (Massachusetts, USA).

  1. Strachan, T. & Read, A. P., 2004 - Human Molecular Genetics. Garland Science (New York, USA).
  2. Cole SW (2014) Human Social Genomics. PLoS Genet 10(8): e1004601. doi:10.1371/journal.pgen.1004601 Editor: Greg Gibson, Georgia Institute of Technology.
  3. Pritchard JK, Pickrell JK, Coop G (2010) The genetics of human adaptation: hard sweeps, soft sweeps, and polygenic adaptation Curr Biol 20: pp. R208–R215
  4. Pääbo S (2014) The human condition — a molecular approach Cell, 157:  pp. 216–226

    Vitti JJ, Cho MK, Tishkoff SA, Sabeti PC (2012) Human evolutionary genomics: ethical and interpretive issues Trends Genet, 28: pp. 137–145
        T. Azumagakito, R. Suzuki, T. Arita (2013) Cyclic behavior in gene-culture coevolution mediated by phenotypic plasticity in language Advances in Artificial Life, ECAL, 12: pp. 617–624
        Richerson PJ, Boyd R (2008) Not by Genes Alone: How Culture Transformed Human Evolution University of Chicago Press

Perreault C (2012) The pace of cultural evolution PLoS ONE, 7: pp. e45150.