Genética Evolutiva das Populações Humanas
3
2023-2024
01015722
Antropologia Biológica
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino incluirá: i) aulas expositivas por parte do docente sobre os tópicos do programa; ii) visitas a locais da cidade de Coimbra onde é visível a influência cultural de povos que migraram para a Península Ibérica nos últimos 2 milénios; iii) realização de um trabalho prático no laboratório de genética humana onde serão aplicados os métodos e técnicas básicas no estudo da diversidade genética humana e iv) apresentação dos resultados em formato de poster.
Resultados de Aprendizagem
Os principais objectivos da unidade curricular Genética e Evolução Humana são compreender como o conhecimento da diversidade do genoma é importante para inferir a história evolutiva da espécie humana e reconstruir a história demográfica das populações actuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Fundamentos teóricos da genética evolutiva.
Estrutura, função, hereditariedade e diversidade do genoma humano.
Processos que originaram diversidade do genoma actual: seu reflexo na história demográfica das populações; importância do ancestral comum mais recente; teoria da coalescência; cromossoma Y e o ADNm no estudo da evolução humana; origem dos humanos modernos: saída de África para Ásia, Austrália e Europa.
Registo genético do passado: ADN antigo; degradação e contaminação: principais dificuldades do seu estudo; aplicação na reconstrução da história evolutiva da população humana; colonização do VM, Austrália e Américas
Impacto da migração/colonização na microevolução humana: migrações de Fenícios, Judeus e Muçulmanos para PI; migração anglo-saxónica, Europeus e Africanos para Brasil.
Evolução genética e cultural: sistema hereditário dual; práticas culturais na evolução do genoma humano; impacto da cultura no desenvolvimento do cérebro humano; coevolução de genes e linguagens.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuela Pratas Alvarez
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 80.0%
Bibliografia
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