Espaço, Cultura e Globalização

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01015711
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria e História da Antropologia, Conhecimentos de Inglês (leitura).  

Métodos de Ensino

  As aulas serão divididas entre teóricas e teórico-práticas. Nas aulas práticas os alunos terão a oportunidade de contactar com alguns textos centrais às áreas de investigação referidas no contexto das aulas teóricas. Procurar-se-á desenvolver a capacidade de análise e leitura crítica. Procurar-se-á incentivar o debate em torno desses textos, apelando-se para a capacidade de argumentação e exposição dos alunos. Os alunos terão de elaborar e apresentar uma recensão crítica dos textos lidos e discutidos, demonstrando a sua capacidade de síntese, expressão escrita e criatividade. 

Resultados de Aprendizagem

Este curso pretende que os alunos acedam a todo um conjunto de noções introdutórias sobre cultura e espaço tendo em conta o modo como estas duas variáveis se intersectam no cânone antropológico.Os alunos deverão adquirir um conjunto de competências que se prendem com o uso crítico e reflexivo da bibliografia essencial aos tópicos em discussão. Esta forma de conhecimento activo é explorada através da produção de um argumento pessoal sobre os conteúdos da cadeira.  

Estágio(s)

Não

Programa

1. Questionar a unidade entre cultura e território.

2. Questionar o aprisionamento de cada cultura num lugar bem definido e delimitado do mapa antropológico.

3. Repensar a noção de cultura. Antes pensada como um entidade estática, fechada e homogénea passa agora a integrar a hibridização, a mudança, a diversidade.

4. Análise do conceito de Marc Augé dos não-lugares. Os não-lugares como lugares de passagem, como o negativo dos lugares antropológicos, lugares de não relação, de ausência de história, de não identidade. Augé dá o exemplo dos aeroportos, das autoestradas, das grandes superfícies comerciais.

5. A construção de lugares de pertença e identidade em situações de trânsito e deslocação. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

 Appadurai, A., 2000 (1996), “Disjuntura e diferença na economia cultural Global” in Dimensões Culturais da Globalização, Lisboa, Editorial Teorema, pp. 43-70.

Augé, M., 1994, Não-Lugares: Introdução a uma Antropologia da Sobremodernidade, Venda Nova, Bertrand Editora, 1994.

 

Cuche, D., 1999, A Noção de Cultura nas Ciências Sociais, Lisboa, Fim de Século.

Gupta, A. e Ferguson, J., 1992, “Beyond ‘culture’: Space, Identity, and the Politics of Difference” in Cultural Anthropology, vol. 7, Nº1.

Leal, J., 2000, Etnografias Portuguesas (1879-1970), Lisboa, Publicações Dom Quixote.

Low, S. e Lawrence-Zúñiga, D. (Ed.), 2003, The Anthropology of Space and Place. Locating Culture, Oxford, Blackwell Publishing.

 

 

Olwig, K. F. e Hastrup, K. (Ed.), 1997, Siting Culture. The Shifting Anthropological Object, Londres/Nova Iorque, Routledge.

 

 Prista, M., 2006, “Construção do Património Colonial em Timor-Leste e Identidade Nacional” in Seixas, P. C. e Engelenhoven, A. (Org.), Diversidade Cultural na Construção da Nação e do Estado em Timor-Leste, Porto, Universidade Fernando Pessoa