Materiais para Engenharia

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015657
Área Científica
Ciências da Engenharia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução aos Materiais.

Métodos de Ensino

Aulas são de exposição, discussão dos pontos essenciais. A teórica é seguida pela teórico-prática, evidenciam-se as aplicações de cada tipo de materiais usados no fabrico de diversos componentes/sistemas. Após, o aluno tem de resolver, um teste com dez perguntas, cada uma com cinco opções. A duração do teste é de 15 a 20 minutos. Após procede-se à sua correção Esta metodologia permite ao aluno e ao professor saber qual ou quais os pontos da matéria não compreendidos/assimilados, e na aula seguinte, no primeiro quarto de hora, dirimir as eventuais dúvidas sobre os temas mais problemáticos.

Resultados de Aprendizagem

O conhecimento dos diferentes materiais utilizados em engenharia é uma das principais competências específicas que se exige a um engenheiro. De forma a poder intervir tanto na produção e no processamento de materiais como na conceção e desenvolvimento de projetos de engenharia, o engenheiro deve possuir não só conhecimentos abrangentes acerca da natureza dos diferentes tipos de materiais, mas também um conhecimento preciso e quantitativo das propriedades de cada material. Esta disciplina visa fornecer competências sobre estrutura / propriedades / processamento / desempenho de materiais para engenharia, enfatizando os aspetos tecnológicos e económicos que devem presidir à sua aplicação em componentes de engenharia.

Estágio(s)

Não

Programa

Materiais Metálicos

Ligas ferrosas

Produção de ferro e aço; Tratamento Térmico dos aços carbono; propriedades mecânicas; Aços Ligados: elementos de liga e sua influência no tratamento térmico; Aços inoxidáveis; Ferros fundidos: propriedades e tipos.

Ligas não ferrosas

Ligas de Alumínio: Propriedades e Aplicações; Ligas de cobre; Ligas de Magnésio,Titânio e Níquel; Ligas para aplicações não-convencionais.

Materiais não Metálicos

Cerâmicas

Tipos; Propriedades Mecânicas; Cerâmicos como abrasivos; Propriedades Térmicas; Revestimento; Nanomateriais e cerâmicas

Polímeros

Tipos e aspectos gerais; Temperaturas essenciais para o processamento e aplicação; Plásticos; Principais termoplásticos e termoendurecíveis; Termoplásticos de engenharia; Aplicações; Processamento; Mecanismos de deformação e endurecimento de plásticos; Fluência e fratura em materiais poliméricos

 Compósitos

Tipo de reforços; fibras poliméricas; fibras cerâmicas e vidro; Tipo de matrizes; Propriedades.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Gonçalves dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Frequência: 40.0%
Mini Testes: 60.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

W.F. Smith, Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais, McGraw-Hill, 1998.