Programação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015643
Área Científica
Ciências da Engenharia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de matemática. Aptidões de pensamento lógico e abstração.

Métodos de Ensino

Esta uc está estruturada em 2 aulas semanais com 2h de duração cada, não havendo distinção entre teóricas e práticas. Nas aulas são apresentados os conceitos e promovida a respectiva prática. Os conceitos serão exemplificados com pequenos pedaços de código, mas a sua exercitação será dirigida à resolução de problemas, que se procurará serem motivadores. Sendo o número de alunos mais baixo do que numa teórica convencional, será possível um acompanhamento da progressão dos alunos de modo personalizado.

Resultados de Aprendizagem

EO objectivo principal é o de ensinar/aprender os princípios básicos da programação procedimental num contexto de resolução de problemas. Sendo a linguagem de programação apenas um veículo de expressão das soluções algorítmicas, e, desse ponto de vista todas serem equivalentes, optou-se por uma linguagem, Python, que permite minimizar as dificuldades de sintaxe e que ao mesmo tempo induz boas práticas de programação.

Espera-se que os alunos desenvolvam capacidades de análise e de síntese, de resolução de problemas,  de raciocínio crítico, de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, e ainda competências informáticas relacionadas com o âmbito de estudo. Também se pretende fomentar a aprendizagem autónoma e o trabalho em grupo, as relações interpessoais, e a comunicação oral e escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Computadores, programas e computação

2. Conceitos Básicos: objetos simples e operadores

3. Instrução de atribuição, espaço de nomes

4. Mecanismos de Abstração: funções e módulos

5. Estruturas de Controlo: Sequências, condicionais, e ciclos

6. Objetos estruturados: listas, tuplos e dicionários

7. Metodologia de Programação: problemas, algoritmos e desenvolvimento de programas

8. Interação com o mundo exterior: ficheiros

9. Mecanismos de Abstração: complementos acerca de funções

10. Estruturas de Controlo: exceções

11. Metodologia de Programação

12. Introdução a Interface Gráficas.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Machado Lopes Macedo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 10.0%
Projecto: 20.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

-              Introdução à programação e resolução de problemas, E. Costa, pré-publicação, DEI, 2014.

-              Python: programming in context, B. Miller and D. Ranum, Jones and Bartlett, 2009.

-              Learning Python (4th edition), M. Lutz, O’Reilly, 2009.