Eletromagnetismo e Eletricidade

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015621
Área Científica
Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O ensino da disciplina é feito segundo um método clássico em que a matéria é exposta e explicada com recurso a exemplos da vida corrente de modo a motivar e prender a atenção. No entanto procura-se sempre fomentar a discussão e o raciocínio face à informação, procurando levar os alunos a tirar conclusões. Essas conclusões são depois discutidas conjuntamente perante os dados. O objetivo é sempre fomentar e desenvolver o raciocínio (por oposição à absorção passiva de conhecimentos), permitindo tirar conclusões lógicas perante os dados disponíveis.

Resultados de Aprendizagem

A Física é uma disciplina básica na formação de qualquer aluno de um curso de Ciências e Engenharia. Pretende-se, portanto, com esta disciplina, desenvolver e aprofundar os conhecimentos e o entendimento dos conceitos básicos que constam do programa. Pretende-se ainda que o aluno, para além de entender os conceitos tenha capacidade de os aplicar nas diferentes circunstâncias que lhe são propostas.

Pretende-se desenvolver competência em análise e síntese; competência em comunicação oral e escrita; competência em gestão da informação; competência para resolver problemas; competência em raciocínio crítico; competência em aprendizagem autónoma; adaptabilidade a novas situações e competência em autocrítica e auto-avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Eletroestática: Lei de Coulomb e de Gauss. Potencial Eletrico. Materiais dieletricos.

2. Magnetostática: Fontes do campo magnetico. Leis de Bio-Savart e de Ampere. Materiais Magneticos.

3. Eletrodinâmica: Leis de Faraday e de Lenz. Corrente de deslocamento de Maxwell. Ondas eletromagneticas. Transformadores.

4. Circuitos eletricos: resistêncis, indutância e condensadores. Aparelhos de medida. Circuitos de corrente contínua. Fenómenos transitórios. Circuitos de corrente alternada. Transformadores. Teoremas de circuitos lineares.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Almeida Vieira Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Sears e Zemansky Fisica III e IV, 10ª edição, 2004 [ Física III - Electromagnetismo; Física IV - Óptica e Física Moderna Young and Freedman,  "Sears e Zemansky - Física, 10ª edição" ]

 

H.D. Young e R.A. Freedmnan, University Physics, 11th ed., Benjamin Cummings, 2003.