Inovação e Empreendedorismo

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03018419
Área Científica
Competências Complementares/Outra
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta em três níveis de organização dos alunos. Ao nível individual, cada aluno frequenta a u.c., participando e apreendendo os aspectos técnicos e partilha de experiências ministrados pelo docente ou por especialistas convidados. Ao nível de grupo, os alunos propõem, analisam, desenvolvem e avaliam um conceito de negócio que resultou da sua análise estratégica do mercado. Finalmente, ao nível da u.c., todos os grupos interagem entre si, em sessões de apresentação de trabalhos e temas, envolvendo discussão, auto-avaliação e avaliação cruzada entre grupos.

Resultados de Aprendizagem

A u.c. IE foi concebida para proporcionar aos estudantes uma visão global do processo de criação de empresas, desenvolver o raciocínio estratégico na análise de questões relevantes para as mesmas e adquirir conhecimentos específicos sobre o empreendedorismo e inovação. Para esse efeito, a u.c. é perspectivada em si mesma enquanto uma organização de pessoas funcionando como uma comunidade de aprendizagem, com objectivos definidos e compromissos mútuos assumidos pelos alunos e respectivo docente. Como resultado do processo de aprendizagem, os alunos deverão adquirir competências na área da análise estratégica de novas oportunidades de negócio, sua avaliação sistemática e tomada de decisão de investimento, bem como no domínio da inovação, desenvolvimento de novos produtos e gestão de recursos humanos.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Empreendedorismo. Introdução. Análise estratégia de novos negócios e sua avaliação económico-financeira. 

2 – Inovação. Princípios e Fundamentos. Âmbitos de Aplicação. Inovação de Base Tecnológica. Inovação Centrada em Processos. Inovação Estratégica e Blue Ocean. Propriedade Intelectual.

3 – Desenvolvimento de Novos Produtos. Desafios no desenvolvimento de novos produtos e vantagens de processos de desenvolvimento sistemáticos. Abordagens, métodos e ferramentas de projecto de produto. Casos de estudo. Exemplos de aplicação.

4 - Gestão de Recursos Humanos. Âmbito da função recursos humanos. Análise do comportamento individual e de grupos. Comportamento e alinhamento organizacional. Gestão do tempo. Estilos de liderança. Gestão de carreira.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Cap.1

• Pedro M. Saraiva, Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor (2011).

• Roberts, E., Entrepreneurs in High Technology, Oxford Univ. Press (1991).

Cap.2

• Saraiva, P. e J. Orey, Inovação e Qualidade, livro publicado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (com

Produção Editorial da Principia), Porto (1999).

Cap.3

• Wesselingh, JA, Kiil, S., M.E. Vigild, Design & Development of Biological, Food and Pharmaceutical Products.

Wiley (2007).

Cap.4

• Câmara, P., P. Guerra e J. Rodrigues, Humanator, Dom Quixote (1997).

• Covey, S., The 7 Habits of Highly Effective People, Simon&Schuster (1990).

• Robbins, S., Organizational Behavior, 6ª ed., Prentice Hall (1993).