Inovação e Empreendedorismo
1
2016-2017
03018419
Competências Complementares/Outra
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino assenta em três níveis de organização dos alunos. Ao nível individual, cada aluno frequenta a u.c., participando e apreendendo os aspectos técnicos e partilha de experiências ministrados pelo docente ou por especialistas convidados. Ao nível de grupo, os alunos propõem, analisam, desenvolvem e avaliam um conceito de negócio que resultou da sua análise estratégica do mercado. Finalmente, ao nível da u.c., todos os grupos interagem entre si, em sessões de apresentação de trabalhos e temas, envolvendo discussão, auto-avaliação e avaliação cruzada entre grupos.
Resultados de Aprendizagem
A u.c. IE foi concebida para proporcionar aos estudantes uma visão global do processo de criação de empresas, desenvolver o raciocínio estratégico na análise de questões relevantes para as mesmas e adquirir conhecimentos específicos sobre o empreendedorismo e inovação. Para esse efeito, a u.c. é perspectivada em si mesma enquanto uma organização de pessoas funcionando como uma comunidade de aprendizagem, com objectivos definidos e compromissos mútuos assumidos pelos alunos e respectivo docente. Como resultado do processo de aprendizagem, os alunos deverão adquirir competências na área da análise estratégica de novas oportunidades de negócio, sua avaliação sistemática e tomada de decisão de investimento, bem como no domínio da inovação, desenvolvimento de novos produtos e gestão de recursos humanos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Empreendedorismo. Introdução. Análise estratégia de novos negócios e sua avaliação económico-financeira.
2 – Inovação. Princípios e Fundamentos. Âmbitos de Aplicação. Inovação de Base Tecnológica. Inovação Centrada em Processos. Inovação Estratégica e Blue Ocean. Propriedade Intelectual.
3 – Desenvolvimento de Novos Produtos. Desafios no desenvolvimento de novos produtos e vantagens de processos de desenvolvimento sistemáticos. Abordagens, métodos e ferramentas de projecto de produto. Casos de estudo. Exemplos de aplicação.
4 - Gestão de Recursos Humanos. Âmbito da função recursos humanos. Análise do comportamento individual e de grupos. Comportamento e alinhamento organizacional. Gestão do tempo. Estilos de liderança. Gestão de carreira.
Docente(s) responsável(eis)
Marco Paulo Seabra dos Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
Cap.1
• Pedro M. Saraiva, Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor (2011).
• Roberts, E., Entrepreneurs in High Technology, Oxford Univ. Press (1991).
Cap.2
• Saraiva, P. e J. Orey, Inovação e Qualidade, livro publicado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (com
Produção Editorial da Principia), Porto (1999).
Cap.3
• Wesselingh, JA, Kiil, S., M.E. Vigild, Design & Development of Biological, Food and Pharmaceutical Products.
Wiley (2007).
Cap.4
• Câmara, P., P. Guerra e J. Rodrigues, Humanator, Dom Quixote (1997).
• Covey, S., The 7 Habits of Highly Effective People, Simon&Schuster (1990).
• Robbins, S., Organizational Behavior, 6ª ed., Prentice Hall (1993).