Marketing Estratégico
3
2018-2019
01015490
Gestão e Administração
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing na vida empresarial. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina visa, antes de tudo, proporcionar aos alunos o domínio dos conceitos e da filosofia de marketing enquanto importante ferramenta de gestão. Pretende-se, também, que os alunos beneficiem de um panorama abrangente em que se dedique especial atenção à estratégia de marketing e às políticas de marketing.
Como objectivo final, esta disciplina procura dotar os alunos da preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.
Pretende-se, assim, que os alunos adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento das suas aptidões no mercado de trabalho, no qual deverão adoptar uma atitude activa dirigida para o cliente e para o mercado. Os licenciados disporão, desta forma, de uma formação que os preparará para assumirem posições destacadas na área do marketing em todo o tipo de organizações.
Estágio(s)
NãoPrograma
PARTE I – O marketing e a criação de valor
1 - Conceitos fundamentais de Marketing
2- Evolução do papel do marketing
PARTE II – Estudo do mercado
3 - A análise do mercado e dos seus intervenientes
4 - Os estudos de mercado
5 - Teorias e modelos explicativos do comportamento do consumidor
PARTE III – Segmentação e Posicionamento
6 – A segmentação de mercado
7- A escolha do mercado-alvo
8 – O posicionamento de mercado
PARTE IV – Políticas de Marketing
8 - Produto
9 – Preço
10 – Distribuição
11 – Comunicação.
Docente(s) responsável(eis)
Anabela Maria Bello da Silveira Figueiredo Marcos
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Contínua
Frequência: 100.0%
Bibliografia
Essencial:
·Lévy, J., Lendrevie, J., Rodrigues, J.V. e Dionísio, P., Mercator Para a Língua Portuguesa: Teoria e Prática do Marketing, Lisboa, Publicações D. Quixote, 2015.
•Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J.V., Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Lisboa, Publicações D. Quixote, 2004.
•Kotler, P. e Armstrong, G., Princípios de Marketing, Pearson Prentice-Hall, 2008.
•Kotler, P. e Keller, KL Marketing Management, Englewood Cliffs, New Jersey, Prentice-Hall, 2006.
•Brito, Carlos Melo, Lencastre, Paulo de (coordenadores), Novos Horizontes do Marketing, Lisboa, Editorial Verbo, 2014.
Complementar:
•Cunha, Miguel Pina, Duarte, Margarida, O’Shaughnessy, Nicholas, Marcelino, Ana Regina, Marketing. Conceitos e casos portugueses, Lisboa, Escolar Editora, 2005.
•Lambin, Jean-Jacques, Marketing Estratégico, Portugal, McGraw-Hill, 2007.
•Pires, A, Marketing: Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão, Lisboa, Editorial Verbo, 4ª edição revista e actualizada, 2008.