História da Administração Pública II

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015260
Área Científica
Gestão e Administração
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

História da Administração Pública I. 

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, em que a exposição teórica da matéria surge complementada pelo debate das questões mais relevantes pela mesma suscitadas, propiciando um constante confronto entre a perspetiva histórica e os seus reflexos na atual Administração Pública. 

Resultados de Aprendizagem

Do ponto de vista dos conteúdos e da reflexão crítica, os estudantes deverão: a) compreender as origens da Administração Pública portuguesa desde a fundação da nacionalidade; b) perceber as racionalidades subjacentes aos sucessivos modelos de Administração e de Estado que vigoraram em Portugal; c) projetar os conhecimentos históricos na atual configuração da Administração Pública; d) desenvolver competências para apreciar a racionalidade do modelo de Administração em vigor.

Estágio(s)

Não

Programa

I – A História da Administração Pública Portuguesa: Introdução – O problema da periodização da História da Administração Pública em Portugal

II – Período de formação e de consolidação da Administração do Reino

III – Período de expansão e de aperfeiçoamento da Administração Pública na época das Ordenações

IV – Período da Administração de Polícia

V – Período da Administração liberal

VI – Período da Administração social

VII – Período da Administração reguladora.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel de Figueiredo Marcos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 100.0%

Bibliografia

Marcos, R. F. (2006). A Gestão por Objectivos e o Sistema de Avaliação do Desempenho na Administração Pública, In 3 Ars Iudicandi. Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor António Castanheira Neves (pp. 279-292). Coimbra: Coimbra Editora.

Marcos, R. F. (2007). A Administração Fiscal Portuguesa Anterior ao Século XV. Alguns Aspectos Fundamentais. Dereito. Revista Xurídica da Universidade de Santiago de Compostela, 16-2, 27-36.

Marcos, R. F. (2012). A Felicidade não Rogada e a Administração Pública de Polícia em Portugal. In 4 Estudos em Homenagem ao Professor Doutor José Joaquim Gomes Canotilho (pp. 335-363). Coimbra: Coimbra Editora.

Marcos, R. F. (2013). Contornos da Administração Pública Filipina em Portugal, Estudos em Homenagem a António Barbosa de Melo (pp. 817-838). Coimbra: Almedina.

Marcos, Rui de Figueiredo (2015). História da Administração Pública. Coimbra: Almedina (no prelo).